Conteúdo para Marcas
Atendimento médico via chat sem ligar a câmera já é realidade no Brasil
Aplicativo Olá Doutor simplifica contato entre pacientes e profissionais da saúde 24 horas por dia


Pode ser difícil manter a produtividade quando dores de cabeça, espirros e outros tipos de mal-estar surgem de repente. A boa notícia é que, com avanços tecnológicos como a telemedicina assíncrona, não é mais necessário interromper a rotina para cuidar da saúde.
Com o Olá Doutor, o usuário envia uma mensagem de texto explicando os sintomas e, em questão de minutos, é atendido por um médico. Não é necessário agendar horário ou encontrar um local reservado para fazer uma chamada de áudio ou vídeo. Basta abrir um chat a qualquer hora e em qualquer lugar. As consultas custam a partir de R$ 69,00.
— O Olá Doutor atua de forma educativa, acessível e humanizada para desmistificar a ideia de que o atendimento médico precisa ser, obrigatoriamente, presencial ou por videochamada. A plataforma oferece uma experiência simples e confiável, em que o paciente pode relatar suas questões e receber orientação médica com qualidade, privacidade e segurança — explica o fundador e CEO do Olá Doutor, Anderson Zilli.
Democratização da saúde
O grande trunfo da telemedicina assíncrona é que ela se adequa à rotina e às demandas de diferentes perfis de pessoas. Dessa forma, o modelo é ideal para profissionais atarefados que não conseguem se comprometer com consultas presenciais; pais e mães com filhos pequenos que desejam permanecer em casa; pessoas que vivem em áreas remotas ou com baixa oferta médica; e jovens adultos que valorizam praticidade e autonomia no cuidado com a saúde.
– A flexibilidade do atendimento assíncrono se adapta tanto ao ritmo acelerado da vida urbana quanto à necessidade de conveniência e privacidade dos pacientes. O modelo também promove inclusão e democratização da saúde ao remover barreiras geográficas, de tempo e até mesmo sociais – destaca Zilli.
Vale destacar que o foco do Olá Doutor são os cuidados primários de saúde – isto é, demandas do dia a dia, como queixas leves e acompanhamento de condições corriqueiras –, especialmente nas áreas de clínica geral e dermatologia. No aplicativo, o atendimento via chat segue protocolos médicos, respeitando as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Aliada de longo prazo
O fundador e CEO do Olá Doutor afirma que 78% dos pacientes que experimentam esse modelo voltam a se consultar. Segundo ele, o número comprova que, uma vez que descobrem a conveniência e a agilidade do serviço, as pessoas adotam o atendimento médico via chat como uma solução confiável e eficaz.
– Em um cenário de crescente demanda por soluções acessíveis e integradas ao dia a dia, a telemedicina assíncrona se destaca não apenas como o formato mais compatível com o presente, mas também como o modelo de atendimento de saúde do futuro – afirma Zilli.