Eleições
Na disputa por mais um mandato
Quase metade dos prefeitos busca ficar mais tempo no cargo
Surfando na onda da reeleição, em vigor desde 1998, quase metade dos prefeitos do Rio Grande do Sul está na briga por mais quatro anos de poder. Pelo menos 232 gestores municipais decidiram concorrer ao segundo mandato consecutivo, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A grande quantidade de prefeitos em campanha segue uma tendência observada na última década. Desde 2002, a quantidade de candidatos-prefeitos não baixou de 220 no Estado. O ápice ocorreu em 2008. Foram 274, com um índice de sucesso de 67%.
Corrida pela reeleição*
232 prefeitos registraram candidaturas à reeleição no RS.
O número representa 46,8% dos 496 gestores em exercício.
Candidatos por partido*
PMDB 69
PP 67
PT 34
PDT 29
PSDB 11
PTB 9
DEM 5
PSB 3
PSD 2
PPL 1
PPS 1
PHS 1
* Dados do TRE dos registros de candidatura, que ainda estão em julgamento.
A origem da reeleição
A reeleição para prefeito, governador e presidente foi implantada no país por meio de uma emenda constitucional em 1997.
De autoria do então deputado federal Mendonça Filho (PFL-PE), a proposta de emenda constitucional nº 16 foi apresentada em fevereiro de 1995.
Atrelada à intenção da base governista de lançar a candidatura do presidente Fernando Henrique Cardoso à reeleição, em 1998, a medida foi aprovada no dia 4 de junho de 1997.
A aprovação da reeleição foi cercada de suspeitas. Uma gravação mostrou dois deputados admitindo ter recebido dinheiro para dar aval à proposta.
A denúncia envolveu o então presidente da Câmara, Luís Eduardo Magalhães (morto em 1998), e o ministro Sérgio Motta, principal articulador político de FH. A investigação foi encerrada por falta de provas.