Caranga e Cia
Cinco dicas para não entrar numa fria com o carro no inverno
Para o engenheiro mecânico Denis Marum, a manutenção do carro colabora muito para evitar acidentes.
Quando chega o verão, a maioria dos motoristas já sabe: é importante levar o veículo para fazer uma revisão, uma vez que é época de pegar a estrada com constância. Porém, na iminência do inverno, raros são os que se preocupam em reavaliar o veículo. Afinal, as baixas temperaturas e o clima úmido do Rio Grande do Sul podem reservar desagradáveis e perigosas surpresas no trânisto - seja na cidade ou em rodovia.
Para o engenheiro mecânico Denis Marum, a manutenção do carro colabora muito para evitar acidentes.
1) Faróis
Verifique os faróis e as lanternas. Em caso de necessidade, substitua as lâmpadas queimadas ou que estejam com funcionamento comprometido. Em caso de neblina, algo comum no Estado, especialmente em regiões serranas e próximas de rios, é muito importante ver e ser visto.
2) Pneus
Pneus velhos não combinam com piso úmido. Verifique o estado deles, incluindo o estepe. Sinais de desgastes irregulares devem ser avaliados pelo seu mecânico. O alinhamento e o balanceamento ajudam a economizar combustível e prolongar a vida útil dos pneus. Por melhor que esteja a banda de rodagem, pneus com bolhas na lateral devem ser descartados.
3) Combustível
Se seu carro é flex ou movido a álcool, mantenha o reservatório de partida frio abastecido com gasolina. Isto vai facilitar sua vida na hora de dar partida, especialmente pela manhã e em veículos que dormem ao relento ou em garagens que não tenham quatro paredes. E mais: cuidado com combustível muito barato. No inverno, gasolina ou etanol adulterados dão mais dores de cabeça aos motoristas.
4) Para-brisa
Mantenha o reservatório do limpador de para-brisa abastecido e com detergente específico. Isso porque garoa, chuvisco e poeira deixam o vidro sujo. É importante poder lavar bem para ter boa visibilidade a qualquer momento.
5) Bateria
É um item fundamental. Portanto, deve estar em ordem, pois no inverno é mais solicitada. Na maioria dos modelos, existe um visor na parte de cima do equipamento: se estiver verde, está em ordem. Mas estando o indicador perto do preto, algo não vai bem.
E fique atento. Caso substitua a bateria, peça ao mecânico para verificar se alternador e correias estão em bom estado.