Novas estações serão inauguradas
Como sempre, os usuários é que sofrem quando o trem para
Servidores do trem não trabalharam ontem, deixando milhares de pessoas sem transporte na Região Metropolitana. Parada foi por aumento salarial

A Trensurb enfrentou, ontem, um dia caótico com a paralisação de 24 horas dos funcionários. Milhares de usuários da Região Metropolitana sofreram para se deslocar ao trabalho. Além de pedir aumento salarial de 21,5%, os manifestantes criticam o serviço de manutenção efetuado por empresas terceirizadas, que poria em risco a segurança dos usuários.
O tráfego foi intenso nos horários de pico da manhã, para quem chegava à Capital ou do início da noite, em direção ao Vale do Sinos, tanto pela Avenida Castelo Branco como pelo Aeroporto Salgado Filho.
Mais ônibus nas ruas
Sem os trens, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) reforçou a frota de ônibus com 300 veículos extras. Além disso, os executivos foram autorizados a transportar passageiros de pé e as empresas, a descumprir as tabelas horárias para aumentar a disponibilidade no horário de pico.
Na Capital, a EPTC também reforçou as linhas de ônibus que servem às estações e ativou uma linha especial para atender aos usuários das estações Aeroporto e Farrapos.
Reforço não dá conta
As ações, porém, foram insuficientes devido ao grande número de usuários.
De acordo com a Trensurb, o trem transporta, diariamente, cerca de 120 mil passageiros na ida e na volta. O sindicato dos metroviários afirma que o número chega a 180 mil nas segundas. De acordo com a Metroplan, cada ônibus lotado pode levar cerca de 96 passageiros. Assim, os 300 coletivos de reforço dão conta de menos de 30 mil pessoas, cerca de um quarto do total transportado pelos trens.
TRT vai multar o Sindimetrô
A falta de atendimento no horário de pico rendeu multa de R$ 140 mil ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Rio Grande do Sul (Sindimetrô), aplicada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Pela decisão, baseada na Lei de Greve, "os grevistas deveriam ter garantido o serviço das 5h30min às 8h30min e das 17h30min às 20h30min".
O Ministério Público Federal em Novo Hamburgo também entrou no caso, informando que pedirá abertura de inquérito na Polícia Federal sobre o descumprimento.
Os oficiais de Justiça não teriam conseguido localizar os diretores do sindicato para entregar a multa. De acordo com o secretário-geral do Sindimetrô-RS, Clóvis Pinheiro, a entidade está ciente da cobrança e irá arcar com ela.
Todo mundo atrasado
Entre os mais de 120 mil usuários do trensurb que tiveram de procurar outros meios para chegar à Capital, estava Lucas Boone, 22 anos, que que pegou ônibus e congestionamento na BR-116 pela manhã. Ele vive em Canoas e trabalha no Centro da Capital. Chegou meia hora atrasado no serviço e projetava também perder tempo de aula.
Nem quem poderia se alegrar com a multidão estava satisfeito. Isaias Oliveira Gouveia, 56 anos, vendedor ambulante do Viaduto da Conceição, garantiu que mesmo com o público aumentado umas "três vezes" não vendeu mais do que 20% do que o normal e justifica:
- Caiu no dia errado, dia 21 é final de mês, ninguém tem dinheiro - lamentou o vendedor.
Já a aniversariante Viviane Vasconcelos ganhou de presente flores - e uma fila de uma hora para voltar para casa. Às 19h10min de ontem, aguardando ônibus no terminal da Conceição, ela nem sabia se teria ânimo para comemorar seus 36 anos com o marido e a filha quando chegasse em casa, em Canoas.
Saiba mais
Esgotamento
A ampliação da linha marca também o começo do esgotamento do atual modelo de 25 trens japoneses da Trensurb, com 27 anos de uso. Quando a operação estiver a pleno, em 2013, haverá 30 mil passageiros extras no Vale do Sinos somados aos atuais 170 mil usuários do trensurb por dia. Os vagões ficarão ainda mais lotados.
Hoje, a empresa conta com 25 trens: 21 deles em operação. A ampliação exigirá mais um trem nas linhas, 22 e, quando concluída a linha, 23. Restarão dois carros: um que deverá estar sempre à disposição de reserva. Uma folga apertada.
Horário
Para dar conta da demanda, também será preciso reduzir de quatro para três minutos o intervalo entre os trens no horário de pico (6h53min às 7h45min) no trecho mais carregado, entre as estações Mathias Velho (Canoas) e Farrapos (Porto Alegre). A diferença de três minutos é uma marca que não pode mais ser reduzida, por causa da segurança.
Novos trens
A solução do esgoelamento do trensurb é a aquisição de dez novos trens - que não aposentarão os antigos. O edital deve ser lançado ainda este ano.
Trensurb inaugura estações
A Trensurb começa na manhã de hoje a operação entre Novo Hamburgo e Porto Alegre. Serão inauguradas duas das cinco novas estações da empresa que fazem parte da expansão da Linha 1. A viagem inaugural ocorre às 9h. Um trem partirá da Estação São Leopoldo, última atualmente em operação, parando na Estação Rio dos Sinos, também em São Leopoldo, e seguindo até a Estação Santo Afonso, primeira da Trensurb em Novo Hamburgo. Em seguida, as estações serão abertas ao público. A expansão prevê a ligação de Porto Alegre ao Centro de Novo Hamburgo (trecho em vermelho no mapa) até o fim de 2012.