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Informática fácil

Nova ferramenta facilita e evolui as buscas na internet

Mecanismo de pesquisa do Google tem informações sobre mais de 500 milhões de pessoas, lugares e solicitações. Serviço ainda não foi atualizado no Brasil

24/05/2012 - 06h48min

Atualizada em: 24/05/2012 - 06h48min


Como tirar melhor proveito do novo mecanismo de busca do Google

Em breve, com apenas um clique, o internauta brasileiro terá à disposição o mais completo conjunto de informações sobre temas consultados no serviço de busca do Google. A nova ferramenta, no ar desde a semana passada apenas para usuários norte-americanos, é superior a um filtro que seleciona informações de modo aleatório. É como se você fizesse a pergunta diretamente para um especialista da área.

O serviço reúne dados de mais de 500 milhões de pessoas, lugares e tipos de pesquisas mais comuns feitas pelos internautas ao longo dos anos. O resumo com os principais destaques surgem em janelas que se abrem ao lado da resposta para a primeira consulta.

O internauta obtém os dados de forma rápida e resumida, para fazer a melhor escolha. Com esta inovação, o site evita aquela lista infindável de links logo abaixo do quadro da busca. O serviço é chamado de Knowledge Graph.


Principais novidades
- As informações extras aparecerão em caixas à direita dos resultados principais da busca, conforme a imagem abaixo.

- Por enquanto, o recurso está disponível apenas para usuários logados nos Estados Unidos.

- Exemplo 1:

Para buscas que podem ser interpretadas de diferentes maneiras, como "kings" (reis), o Google exibirá uma caixa à direita com várias opções, como a equipe de hóquei Los Angeles Kings, o time de basquete Sacramento Kings e o programa de TV Kings. Ao clicar em uma delas, apenas resultados relacionados à alternativa selecionada serão exibidos.

- Exemplo 2:

Pesquisas sobre pessoas ou lugares gerarão miniaturas de imagens com estatísticas relacionadas, como mostra a imagem acima.

Fim da malandragem

O recurso acaba com a manipulação de dados por empresas que não são objeto de pesquisa, mas aparecem na primeira página.


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