Fila no SUS
Um terço das pessoas não comparece às consultas agendadas pelo SUS
Atualização cadastral e rastreamento de solicitações antigas servirão para agilizar atendimento. Pacientes não localizados voltam para a fila
De cada dez pacientes do Sus, três não comparecem às consultas agendadas pela Secretaria Municipal da Saúde da Capital. Para evitar o desperdício e fazer andar a fila, que hoje conta com cerca de 84 mil pessoas (14 mil ingressaram somente nos últimos 30 dias), o órgão está pedindo aos usuários que atualizem seus dados. Há pacientes na fila desde 2006.
Segundo a secretaria, o índice de usuários não localizados é alto, resultando em uma perda de cerca de 30% das consultas agendadas. Quando isto acontece, a marcação é cancelada e o paciente não encontrado retorna para a fila de espera.
Avise sobre mudanças
A atualização pode ser feita pelo telefone 156, mas, desde o dia 9 - quando a campanha foi lançada - até ontem, pouco mais de 20 pessoas haviam ligado. O serviço funciona todos os dias das 7h às 23h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A população deverá alertar sobre trocas de número de telefone, endereço e e-mail, principalmente se houve alteração após o cadastro feito no posto. A ação é importante para a SMS poder avisar a data da consulta com o especialista, a marcação de exames e cirurgias agendadas.
É possível planejar
A fila pouco mudou. Em abril, eram 83.331 pessoas. Em maio, o número subiu para cerca de 84,5 mil pessoas, e está sempre mudando. Porém, com o novo sistema, é possível tabular dados que antes estavam dispersos e fazer um planejamento. De acordo com o secretário da Saúde, Marcelo Bósio, metade dos pedidos de consultas (42 mil) ingressaram no sistema este ano.
Entre em contato: Para alterar seus dados, ligue: 156