De olho na saúde
Assistência 24 horas por dia em Viamão
Serviço poderá atender a cerca de 6 mil pessoas por mês. O prédio, na Parada 44, foi totalmente readaptado para substituir unidade São Lucas
Moradores de Viamão contam a partir de hoje com uma nova e importante porta de entrada na saúde. O Pronto-Atendimento 24 horas, que a prefeitura inaugura hoje, poderá receber até 6 mil pessoas por mês. O serviço adotará o modelo de acolhimento com classificação de risco, priorizando os casos de maior complexidade.
O prédio localizado na Parada 44 da ERS-040 foi adaptado para substituir a antiga unidade de referência em saúde São Lucas.
Hospital receberá casos graves
Segundo a prefeitura, o Pronto-Atendimento irá oferecer assistência ao público adulto e infantil. O PA de Viamão é fruto de uma parceria com a Fundação Hospitalar Municipal Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul, e funcionará integrado à rede de saúde do município, tendo o Instituto de Cardiologia Hospital de Viamão como referência para situações com necessidade de cuidados hospitalares.
Mais qualidade no serviço
Conforme o prefeito Alex Boscaini, a iniciativa dará mais qualidade à saúde da população.
- Estamos buscando qualificar o que nos compete, o atendimento básico de saúde. O local escolhido é ideal porque centraliza o atendimento - explicou o prefeito.
Serviço e estrutura:
- Cem profissionais foram contratados.
- Exames laboratoriais e de raio-X serão feitos no local.
Classificação de Risco
- Área vermelha: risco de morte.
- Área amarela: sala destinada aos pacientes já estabilizados, mas que ainda requerem cuidados especiais.
- Área verde: destinada aos casos não urgentes, mas que requerem observação para definição de conduta.
- Área azul: consultórios destinados ao atendimento de consultas de baixa complexidade.
Repasse de R$ 300 mil mensais
Por mês, a prefeitura repassará R$ 300 mil para a Fundação Hospitalar Municipal Getúlio Vargas.
A instituição será a responsável pelos atendimentos ambulatoriais de baixa complexidade oferecidos no pronto atendimento. Para a secretária municipal de Saúde, Indianara Franco, a medida trará uma grande mudança para Viamão.
- O pronto atendimento vem somar ao serviço das outras 21 unidades de saúde, além de desafogar a urgência e emergência do Hospital de Viamão, ficando para eles apenas os casos mais graves - disse.