Blitz DG
Asfalto afunda e forma buraco no Bairro Hípica, na Capital
Moradores da Avenida Nossa Senhora da Guadalupe se preocupam com situação de via
O navio Titanic afundou em 1912, mas uma rua de Porto Alegre passa pelo mesmo problema. A Avenida Nossa Senhora de Guadalupe, no Bairro Hípica, tem cerca de 200 moradores, que convivem diariamente com o afundamento do asfalto. Eles temem que o chão vá ceder e causar uma questão ainda maior.
O loteamento onde mora o aposentado Luciano Fontes dos Santos, 58 anos, foi construído há cerca de seis anos por uma construtora. Concluída, a responsabilidade passou para a prefeitura. Na altura do número 840, uma faixa da pista está com desnível de cerca de 23 centímetros.
Morador do número 900, o comerciário Gabriel Silva de Oliveira, 31 anos, precisou reforçar parte da caixa de luz, que está cedendo, por conta do buraco que se abre em frente à sua casa.
- Quando chove, a água acumula e fica parada, podendo trazer doenças - pondera.
Detalhe do buraco
Foto: Juliana Mello
Três protocolos na prefeitura
Luciano analisa que o problema começou há três anos e, desde então, se agrava. Ele registrou a primeira reclamação na prefeitura no dia 10 de novembro do ano passado, acreditando se tratar de uma obra do esgoto que passa por baixo da rua. Depois, buscou informações sobre seu protocolo e soube que foi dado como encerrado pelo Departamento de Esgotos Pluviais (Dep). Indignado, o aposentado registrou mais duas reclamações, que não foram atendidas, nos dias 27 de dezembro e 13 de fevereiro.
- Estou desiludido. Já tentei de tudo. Pago meus impostos em dia, assim como todo mundo da rua, e não vejo retorno.
Resposta do Dep
"Há dez anos, a empresa particular que executou o loteamento fez a rede de drenagem e a pavimentação do local. Agora, a pavimentação cedeu. O Dep fará uma nova vistoria para providenciar a repavimentação e solucionar o problema, visto que a rede pluvial encontra-se normal. A vistoria deve ser feita ainda nesta quinta-feira".