Saúde
Em guerra contra a gripe A
Autoridades, empresas e órgãos públicos se mobilizam para lidar com a situação
O aumento do número de mortes por Gripe A no Estado, em relação ao ano passado (15 este ano contra 14 em 2011), preocupa autoridades, mobiliza empresas e órgãos públicos e já está provocando mudanças no comportamento das pessoas.
Nas farmácias da Capital, o estoque de álcool gel será reforçado nos próximos dias. Na quinta-feira, em apenas uma loja de uma rede de medicamentos foram vendidos 153 frascos do produto.
Tudo Fácil oferece higienização
Preocupados com o avanço da doença, que se transmite por partículas expelidas pela tosse ou por espirros, usuários do transporte coletivo estão mantendo as janelas abertas de ônibus, lotações e do trem para ventilar o ambiente. A Carris, por exemplo, prepara a colocação de cartazes nos veículos com dicas e orientações para os passageiros.
Em locais públicos como o Tudo Fácil, no Centro, por onde passam cerca de 4 mil pessoas por dia, há dispensadores de álcool gel em vários pontos.
- Temos sete nos dois pisos, um em cada setor e um na área de circulação - afirmou o gerente da unidade Centro, Tiago Kovascki.
Janelas abertas no trensurb
Na sexta-feira, a chuva e o frio não intimidaram os passageiros do trensurb. Em alguns vagões, parte das janelas ficaram abertas para garantir a circulação do ar. Mas, no vagão em que estava a reportagem, somente duas de um total de 20 estavam parcialmente abertas. Acomodada em um banco, com a janela lateral fechada, a aposentada Terezinha Santana, 62 anos, que pertence a um dos grupos de risco, não demonstrava muita preocupação:
- Eu tomei a vacina.
Já Silvia Maria dos Santos Freitas, 46 anos, diz que costuma carregar um frasco de álcool gel na bolsa.
- Meu filho também está levando para a escola - afirmou Silvia.
Previna-se
* Higienize as mãos com frequência
* Utilize lenço descartável para higiene nasal
* Cubra nariz e boca quando espirrar ou tossir
* Higienize as mãos após tossir ou espirrar
* Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca
* Não partilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal
* Evite aperto de mãos, abraços e beijo social
* Reduza contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração
* Evite visitas a hospitais
* Ventile os ambientes