O céu é o limite
Espigão em Gravataí
Anúncio de construção de edifício mais alto do Estado, com 42 andares, mexe com o orgulho dos moradores. Investimento será de aproximadamente R$ 140 milhões
A obra nem começou e o empreendimento já é um sucesso. Também pudera. Com 42 andares, a torre que será erguida nos fundos do futuro Shopping Gravataí, numa área próxima à freeway, será de longe a maior do Estado e uma das maiores do país.
O espigão de ferro, aço e concreto superará o Parque do Sol em seis andares - o mais alto atualmente, com 36 pavimentos, em Caixas do Sul - e o Edifício Santa Cruz, na Capital, que tem 34.
Entre os moradores, especialmente aqueles que moram ou trabalham ao lado da obra do shopping, no Bairro Passo das Pedras, um prédio desta magnitude traz muitos benefícios para a cidade.
Geração de emprego e renda
Embora morem em outros bairros, os motoristas Aristides Ramos de Souza, 44 anos, e Círio Mauro Piscinini, 58 anos, apostam na geração de renda e emprego, mas também na transformação da área em ponto turístico.
- Certamente, o edifício e o shopping atrairão pessoas de outras cidades para o nosso município - prevê Círio.
Construção foi autorizada
Segundo a prefeitura de Gravataí, a M.Grupo investirá R$ 140 milhões na construção do imóvel, que terá 277 conjuntos comerciais, heliponto, oito elevadores e estacionamento.
Para o secretário de governo Luiz Zaffalon, além de ser moderno, o edifício será visto por quem passa pela freeway. Na prefeitura, o processo burocrático para liberação da obra já começou.
- Já autorizamos a construção naquela área. Agora, aguardamos a apresentação dos projetos para dar início ao processo de liberação da obra - afirma Luiz.
O prédio
O edifício contará com conjuntos comerciais duplex ou com sacada, pé direito duplo, academia de ginástica, quatro salas de reuniões coorporativas e um restaurante panorâmico no último pavimento. O prédio terá, no mínimo, 126 metros de altura.
Outros espigões
Alguns edifícios mais altos do país
Altino Arantes, São Paulo: 150m
e-Tower, São Paulo: 150m
Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro: 153.9m
Torre Norte, São Paulo: 157,9m
Edifício Cancun, Curitiba: 159m
Lelio Gama 105, Rio de Janeiro: 160m
Edifício Chateauneuf, Curitiba: 161m
Rio Sul Center, Rio de Janeiro: 164m
Edifício Itália, São Paulo: 168m
Mirante do Vale, São Paulo: 170m