Notícias



Agora vai

Finalmente: duas estações do trensurb serão inauguradas hoje

Depois de mais de um mês funcionando em caráter experimental, ocorre hoje, às 13h30min, a inauguração oficial da extensão do trensurb até Novo Hamburgo

02/07/2012 - 06h43min

Atualizada em: 02/07/2012 - 06h43min


Estação estava funcionando de forma experimental

A solenidade será marcada por uma viagem especial entre as estações São Leopoldo e Santo Afonso -, incluindo parada na Estação Rio dos Sinos - com a presença de autoridades.

Em função da inauguração, as duas novas estações estarão fechadas ao público até as 15h30min, horário em que abrirão e será retomada a operação experimental, com seu último dia de gratuidade (que segue até as 23h20min).

Às 5h de amanhã, tem início a operação comercial dessas duas novas estações. Então, o acesso não será mais gratuito e terá o custo da passagem normal: R$ 1,70.

O trajeto da Estação Mercado até a Estação Santo Afonso leva 46 minutos e deve agregar cerca de 6 mil usuários por dia ao sistema metroviário.

Demora gerou críticas

Prevista para o dia 21 de maio com a presença da presidente Dilma Rousseff, a cerimônia foi suspensa após o anúncio da greve dos metroviários. A demora recebeu críticas de moradores da região e foi alvo de questionamentos do Ministério Público Federal, sobre o adiamento da inauguração em razão da ausência de data que permitisse a presença do Governo Federal. A Trensurb alega que aguardava o final dos testes e a análise do material para liberar a operação comercial.

A expansão a Novo Hamburgo prevê, ainda, mais 4,4km de Linha 1, atingindo 43,1km de extensão, de Porto Alegre até o Centro de Novo Hamburgo.

O trecho é estruturado em via elevada e comportará mais três estações - Industrial, Fenac e Novo Hamburgo -, cujas obras devem estar concluídas até o fim de 2012.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias