Exclusivo
Lotações aceitarão cartões Tri e Sim
Linhas devem ser adaptadas pela bilhetagem eletrônica até o final do ano
Até o final do ano, todas as linhas de lotação de Porto Alegre deverão estar adaptadas com o sistema de bilhetagem eletrônica, que já existe na frota de ônibus da cidade. O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, assina amanhã o convênio com a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) e com a Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL).
Com a implantação da nova modalidade, a tarifa de R$ 4,25 poderá ser paga com o cartão Tri ou o cartão Sim (Trensurb), consolidando a integração do sistema nos três modais de transporte - ônibus, lotação e metrô. A adaptação da bilhetagem nos 403 veículos de 29 linhas e 18 extensões será feita gradualmente.
Guias e mapas
A partir de hoje, a EPTC fornecerá gratuitamente guias e mapas do transporte público para a população. Na primeira tiragem, são cerca 10 mil mapas de bolso com informações sobre as linhas de ônibus, 1,6 mil guias das linhas de ônibus e 1 mil guias das linhas de lotação. As publicações apresentam os itinerários, horários e intervalos das linhas de transporte coletivo, entre outros dados. Os guias e o mapa fazem parte do plano de qualificação de informação ao usuário do transporte coletivo, desenvolvido pela Gerência de Projetos e Estudos de Mobilidade da EPTC.
Onde pegar
O material será distribuído na Central de Passagem Escolar e Isenções (Rua Uruguai, 45) e no Atendimento ao Cidadão da EPTC (Avenida Erico Verissimo, 100), além dos centros de informação ao turista espalhados por diversos pontos da cidade, como a rodoviária e o aeroporto.