Notícias



Jogo Total

Olimpíada 2012 é matéria na sala de aula

Turma da Escola Municipal Chico Mendes, em Alvorada, faz pesquisa sobre os Jogos

21/07/2012 - 10h28min

Atualizada em: 21/07/2012 - 10h28min


Adriana (C) e os alunos

Engana-se quem pensa que os Jogos Olímpicos 2012 só ocorrerão em ginásios e estádios de Londres, no Reino Unido, a partir do dia 25 de julho. Eles já estão acontecendo dentro de uma sala de aula da Escola Municipal Chico Mendes, em Alvorada.

Até o dia 12 de agosto, quando se encerra a 30ª edição da Olimpíada, uma turma do terceiro ano do ensino fundamental aprofundará os conhecimentos com base em um desafio proposto pelo DG: pesquisar a história dos Jogos Olímpicos, as modalidades esportivas e as curiosidades sobre o tema.

Em uma semana de trabalho, os pequenos passaram a conhecer o que ainda era novo na rotina escolar. Com o auxílio da professora Adriane Feijó Rodolpho, 40 anos, os estudantes foram divididos em grupos, cada um responsável por um assunto relacionado à Olimpíada.

- Esse estudo foi fundamental para que aprendam a valorizar o esporte e os nossos atletas. Ficou nítido que cada um deles concluiu essa parte do trabalho com um nível de conhecimento muito mais elevado. Olimpíada não é só esporte, faz parte da história do mundo. Há muito o que aprender - entusiasma-se a professora.

O Diário Gaúcho apresenta o resultado dos estudos dos 30 pequenos que, além de se esforçarem para apresentar um bom trabalho aos leitores do jornal, levarão em suas mentes os conhecimentos aprendidos sobre um evento que atrai bilhões de pessoas de quatro em quatro anos.

História

Num mergulho rumo à Grécia Antiga, a equipe que estudou a origem dos Jogos interessou-se pela história de Zeus, o Deus dos Deuses. Segundo os estudos do grupo, representado pela estudante Tamires Oliveira Pinheiro, 11 anos, a Olimpíada originou-se em Olímpia, na Grécia Antiga, em meados de 776 a.C., onde estão as ruínas do templo de Hera.

- Naquele tempo, os jogos eram realizados em nome dos deuses gregos, sendo que Zeus era o mais homenageado - aprofunda a estudante.

O encantamento da gurizada foi comprovar, por meio de fotos e livros, que as ruínas do templo permanecem no local original.

- As pedras continuam lá depois de tanto tempo! - surpreende-se Tamires.

Bandeira

Os responsáveis pela pesquisa sobre a bandeira dos Jogos Olímpicos descobriram, além do seu significado, algumas curiosidades interessantes. Por conta do trabalho escolar, Cleverson Daniel de Souza Fagundes, dez anos, soube que os cinco arcos de diferentes cores da bandeira representam os continentes.

O DG comprovou que a pesquisa dos guris acertou em cheio. A bandeira olímpica foi criada pelo barão francês Pierre de Coubertin, em 1914, e os arcos representam: Europa, África, América, Ásia e Oceania.

Curiosidades

Na apresentação feita à equipe do DG, o grupo surpreendeu. Entre outras curiosidades, eles descobriram que virando o mapa mundi de cabeça para baixo fica fácil entender a posição dos continentes relacionados na bandeira olímpica:

- Em cima, os arcos representam os continentes do Hemisfério Sul. Nos arcos de baixo da bandeira, estão representados os dois continentes do Hemisfério Norte - ensina Gabriel Bohrer, dez anos.

Com base nos livros de história e a ajuda da professora Adriane, eles trouxeram mais novidades:

Apesar dos jogos serem de caráter religioso, também eram utilizado para trazer a paz entre os gregos. Os vencedores das competições, recebiam uma coroa, alimentação gratuita por toda a sua vida, garantia de seu lugar em teatros e o título de herói de sua cidade.

O mesmo criador da bandeira, o Barão Pierre de Coubertin, criou em 1894 o Comitê Olímpico Internacional (COI). Ele passou a organizar todas as edições dos Jogos Olímpicos a partir de então. Durante a Olimpíada de Atenas, em 1896, ficou decretado que atletas do mundo inteiro se reuniriam em competições esportivas a cada quatro anos.

Além da relevância esportiva, desde o início do século 19 até o início do século 21, as edições da Olimpíada refletiram as mudanças ocorridas no mundo inteiro, em relação à política, à cultura e à economia, sendo um reflexo histórico dos principais acontecimentos de diferentes períodos.

Modalidades esportivas

Entre os 30 alunos da turma, encontramos um judoca, que se inspira no medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007, João Derly. Matheus da Rocha Bandeira, dez anos, exibiu algumas das posições que aprendeu no judô, uma das 39 modalidades disputadas na Olimpíada de Londres. Ele lembra do dia que viu o ídolo pela primeira vez, numa visita que Derly fez à sua escola de judô:

- Ele é muito simpático. Quero ser como ele, um atleta campeão - diz o estudante.

Junto aos amigos, Mateus estudou outros esportes. Em duplas, reproduziram algumas posições relacionadas ao esporte escolhido.

Entrevistas

Com caderno e lápis na mão, a aluna Gabrielle Monteiro dos Santos, dez anos, entrevistou pais, colegas e funcionários da escola, a fim de responder a pergunta que deu sentido ao estudo: "Qual é a importância dos Jogos Olímpicos na vida das pessoas?"

A resposta unânime, segundo Gabrielle, foi o incentivo à prática de esportes para quem não é atleta.

- O esporte faz bem para a saúde. Com a Olimpíada, todo mundo passa a admirar os atletas e sente vontade de seguir o exemplo - conta.

Mais trabalho para a turminha!

Em agosto, após o recesso escolar, a professora Adriane antecipa que o trabalho sobre a Olimpíada de Londres continua. A turma participará de uma sessão de cinema com filmes que abordam História, curiosidades e questões relacionadas à cidade sede dos Jogos até o encerramento do evento.

- Haverá um bate-papo com um turista que visitou Londres, para que eles aprendam um pouco mais sobre a sede dos Jogos 2012 - comenta.

Outro trabalho promete dar um bom resultado. Adriane e seus alunos produzirão fotos com as poses das modalidades para fazer um jogo de memória.

- Uma espécie de "adivinha" para ficar nos computadores do Laboratório de Informática da escola. Assim, outros alunos poderão aproveitar - relata.

Todos as edições da Era Moderna

* Em 1916, em função da Primeira Guerra Mundial, e entre 1940 e 1944, devido à Segunda Guerra, não foram realizados os Jogos.

1896 - Grécia, Atenas 1º lugar Estados Unidos
1900 - França, Paris 1º lugar França
1904 - EUA, Saint Louis 1º lugar Estados Unidos
1908 - Reino Unido, Londres 1º lugar Reino Unido
1912 - Suécia, Estocolmo 1º lugar Estados Unidos
1920 - Bélgica, Antuérpia 1º lugar Estados Unidos
1924 - França, Paris 1º lugar Estados Unidos
1928 - Holanda, Amsterdã 1º lugar Estados Unidos
1932 - EUA, Los Angeles 1º lugar Estados Unidos
1936 - Alemanha, Berlim 1º lugar Alemanha
1948 - Reino Unido, Londres 1º lugar Estados Unidos
1952 - Finlândia, Helsinque 1º lugar Estados Unidos
1956 - Austrália, Melbourne 1º lugar União Soviética
1960 - Itália, Roma 1º lugar União Soviética
1964 - Japão, Tóquio 1º lugar Estados Unidos
1968 - México, Cidade do México 1º lugar Estados Unidos
1972 - Alemanha, Munique 1º lugar União Soviética
1976 - Canadá, Montreal 1º lugar União Soviética
1980 - União Soviética, Moscou 1º lugar União Soviética
1984 - EUA, Los Angeles 1º lugar Estados Unidos
1988 - Coreia do Sul, Seul 1º lugar União Soviética
1992 - Espanha, Barcelona 1º lugar CEI (antiga URSS)
1996 - EUA, Atlanta 1º lugar Estados Unidos
2000 - Austrália, Sidney 1º lugar Estados Unidos
2004 - Grécia, Atenas 1º lugar Estados Unidos
2008 - China, Pequim 1º lugar China


MAIS SOBRE

Últimas Notícias