Notícias



Duplicação da Tronco

"Onde vou botar tudo isto?"

Moradores reclamam do tamanho das futuras unidades para onde serão transferidos e do valor do bônus-moradia

19/07/2012 - 06h19min

Atualizada em: 19/07/2012 - 06h19min


Elenice está preocupada

A maior e mais complexa obra viária para a Copa do Mundo de 2014 na Capital, a duplicação da Avenida Moab Caldas, conhecida como Avenida Tronco, começa em meio a uma polêmica: o processo de transferência de 1,4 mil famílias não será tão tranquilo como a prefeitura imaginava. Moradores que vivem em casas espaçosas - algumas com dois pavimentos - reclamam do tamanho das futuras unidades que o município pretende construir, de 50 metros quadrados, e do valor do bônus-moradia, fixado em R$ 52 mil.

Nenhum tijolo foi assentado

As obras de duplicação de 5,3km da via, que deverá melhorar o trânsito na Zona Sul, já começaram. A prefeitura já comprou 19 áreas próximas para a construção de cerca de 1 mil residências, mas, por enquanto, nenhum tijolo foi assentado. Enquanto veem a movimentação de máquinas e de operários, moradores aguardam a mudança com apreensão.

A secretária Bruna da Silva Rodrigues, 24 anos, por exemplo, afirma que não encontra imóvel à venda no valor definido pela prefeitura. A dificuldade é tanta que ela já pensa em optar por uma das casas, que serão construídas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Mas aí surge outro problema: o tamanho do imóvel.

- Muitas pessoas não sabem o que vão fazer - diz Bruna.

Momento é de muita incerteza

Uma delas é a dona de casa Angela Batista Patrício, 42 anos. Ela mora com o marido e três filhos numa casa de dois pisos, com três quartos, dois banheiros, sala, cozinha e garagem para dois carros, além do pátio. O imóvel tem 110 metros quadrados.

- Onde vou botar tudo isto? - disse Angela, referindo-se aos móveis e à Kombi e ao Chevette da família.

Para o pedreiro Paulo Gilberto Garcia da Silva, 42 anos, há mais dúvidas do que certezas neste momento.

- Não sabemos para onde vamos e nem o tamanho dos imóveis - disse o morador, que vive numa residência com cerca de 80 metros quadrados.

Comerciantes estão apreensivos

Os donos de 121 pontos comerciais localizados no leito da Moab Caldas não sabem, ainda, para onde irão. Proprietário há 11 anos da padaria Pezzi, Hildo Pezzi, 50 anos, aguarda uma definição sobre o futuro endereço.

- Não decidiram o que irão fazer com o comércio. Quero ficar aqui na volta, onde tenho minha clientela - revelou Hildo.

Embora tenha as mesmas dúvidas de Hildo, a comerciante Elenice Rocha dos Reis, 52 anos, aponta outro entrave que pode atrasar o processo de transferência.

- Minha filha até encontrou uma casa, mas o negócio não foi fechado porque o imóvel não estava em situação regular -lamentou.

Prefeitura vai avaliar

O titular da Secretaria Municipal de Gestão, Urbano Schmitt, esclarece que, no caso do bônus-moradia, se o morador achar que sua residência atual vale mais do que R$ 52 mil, pode procurar a prefeitura para fazer uma avaliação do imóvel. É possível negociar o valor. O secretário salienta que apenas a casa será avaliada, e não o terreno.

Quanto às casas do Minha Casa, Minha Vida, se for preciso, a prefeitura oferecerá, via Caixa, mais um subsídio por unidade.

Medida do TCE suspende licitação

Uma medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado (TCE) determina a suspensão da licitação de obras de infraestrutura e pavimentação das avenidas Divisa e Tronco, nos trechos um e dois, localizados entre a Rótula do Papa e a Terceira Perimetral.

Conforme Algir Lorenzon, relator do processo, o relatório elaborado por técnicos do TCE aponta que a concorrência pública adotou um índice para os custos diferente do que normalmente é utilizado pelo município. Lorenzon também solicitou esclarecimentos quanto aos serviços de sinalização viária previstos em anexo do edital.

- Levamos os esclarecimentos pedidos pelo TCE. Entendemos que será liberado o processo licitatório. Estamos resolvendo com todas as justificativas para dar andamento ao processo - declarou Urbano Schmitt.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias