Notícias



Época de férias

Sem choro e sem riscos

Para garantir a segurança dos pequenos, cadeirinhas e assentos adequados precisam ser utilizados

17/07/2012 - 06h19min

Atualizada em: 17/07/2012 - 06h19min


Pedro curte histórias contadas pela mãe, Natacha

Chegaram as férias escolares de inverno. Período de folga para a criançada e de muita tarefa para os pais. Especialmente quando o assunto é viajar de carro. Como fazer para ter uma viagem tranquila, sem riscos à saúde dos pequenos e à paciência dos adultos?

Antes de mais nada, o lembrete da lei em vigor: bebês até 13kg devem utilizar o bebê conforto. Crianças de 9kg a 18kg vão na cadeirinha. E de 15kg a 36kg devem usar assento de elevação.

A partir daí, o grande dilema é convencer os pequenos a permanecer em seus lugares (e sem choro!). Para tanto é preciso prudência e boa dose de criatividade por parte de quem dirige e de quem senta ao lado do pequeno.

Três dicas importantes

A Ong Criança Segura Brasil (www.criancasegura.org.br) tem uma cartilha com sugestões variadas.

As principais:

1) Muita atenção na hora de oferecer brinquedos para distração da criança durante o percurso. Com o movimento do veículo e possíveis freadas bruscas, alguns brinquedos mais rígidos ou pontiagudos - inclusive livros - podem até representar perigo. Por isso, uma boa dica é a contação de histórias, uma atividade sem riscos e que pode envolver toda a família. Quanto a brinquedos, prefira os de pelúcia dentro do carro.

2) Em viagens longas, faça paradas para que a criança se alongue e não sinta incômodo por permanecer muito tempo na mesma posição.

3) Na infância, a boa aceitação dos equipamentos depende de uma conscientização da importância do dispositivo, exercício que pode começar a partir de um ano e meio. O uso da cadeirinha deve fazer parte da educação da criança.

Sobre o último tópico, os pais podem relacionar o equipamento a atividades prazerosas em casa envolvendo a cadeirinha. As crianças maiores devem participar do momento de escolha e compra do dispositivo, percebendo que trata-se de um presente especial para a segurança.

Passo a passo

Escolhendo o equipamento - Na estrada ou na cidade, a criança só deve ser acomodada no equipamento. Bebês até 13kg devem utilizar o bebê conforto, crianças de 9kg a 18kg vão na cadeirinha e de 15kg a 36kg devem sentar no assento de elevação.

Garantindo a instalação - A colocação correta é tão importante quanto a escolha do equipamento. Deve-se seguir rigorosamente as instruções do manual. Em caso de dúvida, procure ajuda na loja.

Viajando em picapes - O banco de trás é o local mais seguro do carro para transportar a criança em sua cadeirinha. No caso de picapes de cabine simples, o equipamento pode ser instalado desde que o banco seja afastado ao máximo do painel, e o airbag seja desligado.

Chegando a hora da transição - Somente podem usar o cinto de segurança normal do veículo crianças com mais de 36kg e 1,45m de altura.

O melhor é fazer um teatro

Na hora de contar histórias para os pequenos, o ideal é que o livro fique nas mãos do pai ou da mãe. Se a criança insistir em pegar, troque de assunto, sugere a Ong Criança Segura Brasil.

Numa hora dessas é que entre em ação o arsenal teatral da relações públicas Natacha Gastal, 26 anos. Mãe de Pedro Gastal Chelkanoff, de um ano e seis meses, ela costuma cantar ou fazer historinhas.

Não adianta ser pai, tem de cantar

Além disso, um aparelho de DVD fica acoplado no encosto, longe da cabeça de Pedro.

- Até eu entro no teatro, cantando e conversando para entretê-lo - conta o pai, o jornalista e professor Fábian, 39 anos, que é o motorista da família nas viagens.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias