A esquina do perigo
Falta sinalização de trânsito no limite entre Alvorada e Viamão
Encontro de vias no limite entre Alvorada e Viamão é um ponto de intenso fluxo de veículos. Devido à falta de sinalização, acidentes são frequentes
Da porta do bar do qual é proprietária há 22 anos, Marilene Silva Feijó, 52 anos, enxerga cenas tristes e perigosas no trânsito da região, no limite entre Alvorada e Viamão. O intenso fluxo de veículos e a falta de sinalização são causa de acidentes e de muita preocupação de quem mora e trabalha por ali.
O perigoso entroncamento fica no final da Avenida Presidente Getúlio Vargas, em Alvorada, que tem mão dupla, com a Estrada Capitão Gentil Machado de Godoy, na Vila Elza, em Viamão. Para completar o perigo, o local é também fim da linha de ônibus de duas empresas, o que aumenta o movimento.
- Dia sim, dia não, tem acidente. O que eu vejo aqui é um horror - desabafa a comerciante.
Limite de municípios
O que dificulta qualquer solução é que o problema fica bem no limite dos municípios. Com isso, segundo Marilene, as reclamações e os abaixo-assinados se perdem em meio ao jogo de empurra sobre quem é responsável pela situação.
- Fica aquela briga entre Viamão e Alvorada por causa da sinaleira - relata.
Se para os veículos é difícil se organizar, os pedestres também são muito prejudicados. Como não há nem mesmo uma faixa de segurança, a travessia é arriscada e exige paciência.
- Quem vai atravessar tem de cuidar dos três lados. Pedestre não tem vez, é carro que não acaba mais. Se tiver sinaleira, eles vão ser obrigados a parar - acredita.
Cerca fica destruída
Morador da Avenida Presidente Getúlio Vargas, bem em frente ao encontro com a Estrada Capitão Gentil Machado de Godoy, o aposentado Edgar Raupp Silva, 63 anos, já perdeu as contas de quantas vezes teve de mandar refazer a cerca da sua casa em função dos acidentes que acontecem ali e atingem a proteção do terreno.
- De fato, não tem nenhuma sinalização. Os dois pensam que é preferencial e aí é que acontecem as batidas. Já morreu gente ali - lamenta o morador.
Rotatória em dois meses
De acordo com o diretor-geral da Secretaria Municipal de Mobilidade e Segurança Urbana de Alvorada, Rogério Canabarro, depois que for concluída a duplicação da Avenida Presidente Getúlio Vargas, que está em andamento, será construída uma rotatória no local. Segundo ele, é a opção mais acessível, e deve estar pronta em dois meses. A obra deve incluir o trecho do município de Viamão. A prefeitura daquela cidade foi contatada pelo Diário Gaúcho, mas não enviou retorno até a noite de ontem.