20 de Setembro
Já se erguem os galpões do Acampamento Farroupilha
Parque Maurício Sirotsky Sobrinho já mostra os ares do Acampamento Farroupilha. Primeiras estruturas estão sendo montadas
Ainda não há carne na brasa, nem toques de gaita, mas quem passa pelo Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, já consegue ver que o Acampamento Farroupilha - que começa no dia 7 de setembro - está tomando forma. A praça de alimentação e as instalações institucionais estão sendo montadas e ontem foram entregues os alvarás de participação aos cerca de 370 piquetes. Os galpões começarão a ser construídos a partir do dia 18 de agosto.
As entidades que não puderam retirar o alvará deverão ir hoje até o Galpão da Guarda, no parque, das 14h às 18h.
- Botas para a gauchada
Ontem, o sapateiro João da Silva, 42 anos, ajudava a erguer o espaço onde funcionará a loja Relíquia Botas.
- Chegamos no domingo (dia 5). Até o dia 18 queremos estar com a loja pronta - revela o sapateiro, que tem dormido e feito as refeições no ônibus estacionado ao lado do galpão.
João adianta que a empresa de Sapiranga pretende trazer mil pares de botas para o Acampamento, além de bombachas, alpargatas e outros utensílios típicos da gauchada. O sapateiro conta que, durante o evento, 15 vendedores se revezam no atendimento aos visitantes desde as 8h até as 2h ou 3h. Enquanto isso, na fábrica, em Sapiranga, segue a produção.
Praça no parque
Entre as novidades do Acampamento este ano está o deslocamento da Feira de Artesanato, tradicionalmente situada no centro do parque, para uma área mais próxima à pista de rodeio. Em seu lugar será montada uma grande praça central, imitando o planejamento urbano de uma aldeia ancestral (como eram as primeiras aldeias indígenas).
A praça terá cerca de 2 mil metros quadrados, e ali serão colocados bancos e um palco, no qual ocorrerão os shows.