É só chover...
Moradores temem alagamentos no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre
Desde janeiro, água sobe 30cm em dias de chuva. Comunidade acredita que cano está entupido


A chuva pode ter dado uma trégua nos últimos meses, mas a umidade não. Quem mora no núcleo oito da avenida Adelino Silveira Jardim, no bairro Rubem Berta, na Capital, já está acostumado com os alagamentos. Os moradores do térreo levantaram escadas na entrada do condomínio e também colocaram azulejos na área externa do prédio, mas as infiltrações são visíveis.
O problema começou a aparecer em janeiro. Quando chove, a área do terreno, abaixo do nível da rua, enche d'água. Para passar ali, só com bota de chuva, pois a água chega nas canelas, como relembra Vera Lúcia Serpa, 49 anos.
- Quando chove, não consigo dormir à noite de tanta preocupação. Não sabemos mais o que fazer para que seja resolvido - conta a secretária.
Azulejos foram colocados no térreo para evitar entrada da água, mas não resolveu o problema - Foto: Juliana Mello
A solução para quem mora no térreo é não deixar nada no chão. Até a geladeira foi colocada acima para evitar que entre água.

- É um jogo de empurra e nós ficamos com cara de palhaço. Além disso, gastamos muito com água por conta da limpeza da sujeira - lamenta Vera.
O edifício foi construído há 30 anos e, segundo os moradores, nunca recebeu limpeza no encanamento.
- Quando ligamos, informam que há apenas um pedido, mas todo mundo aqui liga - afirma o funcionário público Nelci Donato de Quadro, 50 anos.
Dep afirma que problema é em rede pluvial
De acordo com o engenheiro Francisco Pinto, diretor da Divisão de Conservação do Dep, o problema no local somente será resolvido com uma pequena obra de substituição de 40 metros de rede pluvial. Esta obra está prevista para ser executada a partir de novembro. A data não é exata em virtude de o Dep ter outras pequenas obras para serem executadas anteriormente a esta e, dependendo de emergências que surgirem, a previsão pode ser alterada.