Notícias



Na briga por uma vaga

Pais lutam para inscrever filhos em instituição comunitária na Capital

São mais de 500 crianças de dois loteamentos para 120 lugares.

08/08/2012 - 06h58min

Atualizada em: 08/08/2012 - 06h58min


Na Zona Norte, Willian Pereira e a mãe, Vanessa, ficaram horas na fila

 

Cerca de duas dezenas de pais e mães do Conjunto Habitacional Porto Novo (antiga Vila Dique) e da Vila Jenor Jarros madrugaram em frente à Creche Comunitária BSA ll, na Rua Bernardino Silveira Amorim, na terça-feira. Recém inaugurada, a instituição abrigará 120 das mais de 580 crianças das duas comunidades que necessitam de vaga.

- Inscrições terminam sábado

Só no Porto Novo, segundo Gilberto Comin, da Associação de Moradores da Santíssima Trindade, moram de 320 a 330 crianças de zero a cinco anos, que fariam uso da creche. Na Jenor Jarros, são 264 crianças. Em média, cada vaga é disputada por cinco crianças. A falta de informações motivou os pais a madrugarem.

- As pessoas fizeram filas sem necessidade. Sabíamos, e avisamos, que as inscrições começariam hoje e terminam só no sábado - explica a vice-presidente da associação de moradores da Jenor Jarros, Selma Costa.

Willian também ficou na fila

Quando ainda estava em obras, a creche já havia sido alvo de disputa entre as comunidades.

- O terreno é da Jenor Jarros, mas a creche é do Porto Novo. Entramos na Justiça com o pedido de 50% das vagas para nossas crianças e conseguimos - afirma Selma.

A doméstica Vanessa Pereira, 31 anos, aguardava na fila com o filho Willian Pereira, três anos.

- Minha mãe e eu revezamos, mas fiquei a maior parte do tempo aqui. Trouxe o triciclo para ele brincar - diz Vanessa, que deixou o emprego por não conseguir vaga em creche para o filho.

Ouro na espera

Se Bruna Bastos Oliveira, 25 anos, estivesse participando da Olimpíada, levaria a medalha de ouro na fila de espera. Com o chimarrão e uma garrafa térmica de café, a auxiliar de vendas foi a primeira a chegar no local, às 19h de segunda-feira.

- Sabemos que uma reunião foi feita, mas não nos informaram quais serão os pré-requisitos para as inscrições - desabafou.

Com medo de que os dois filhos fiquem de fora dos 120 selecionados, ela e o marido, o motorista Antônio da Silva Rosa, 26 anos, deixaram os pequenos com um familiar, avisaram que não iriam trabalhar e chegaram 19 horas antes - as inscrições começaram ontem, às 14h.

- O pior é que não temos garantia de nada - explica a mãe, moradora do Acesso B1 235, no Porto Novo.

Lista sai no dia 16 de agosto

De acordo com Ana Laux, da assessoria comunitária da Secretaria Municipal de Educação, os principais pré-requisitos para as vagas são a situação de vulnerabilidade da criança e a renda familiar:

- É importante salientar que tudo o que os pais disserem, terão de comprovar. O objetivo é atender a famílias com maior necessidade.

A Acompar (Ação Comunitária Paroquial), conveniada da secretaria, é a mantenedora da creche, e irá avaliar e selecionar as 120 crianças. A lista deve sair dia 16 de agosto.

As inscrições vão até sábado. Durante a semana, das 14h às 18h. No sábado, das 9h às 14h.

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias