Notícias



Caos na saúde

Posto da Zona Sul está sem médico

Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Tereza garante que não há atendimento no local

16/08/2012 - 06h54min

Atualizada em: 16/08/2012 - 06h54min


Cartaz afirma que não há médicos para atendimento

O cartaz na entrada da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Tereza informa o que a balconista Helen Viana, 25 anos, gestante de oito meses e meio, vem reclamando: a falta de médico na unidade, por tempo indeterminado. Nesta semana, ela sentiu-se indisposta, com tontura e dor de cabeça, procurou o posto, mas não conseguiu atendimento. Nem a pressão arterial pode medir.

- Me mandaram procurar outro posto ou uma emergência. Aí, voltei para casa - conta a gestante, que tem consulta de pré-natal na sexta-feira e já sabe que será atendida apenas pela equipe de enfermagem.

Solução é ir até outro posto

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que o médico foi trabalhar em outra unidade e a vaga será ocupada por um dos médicos aprovados no concurso do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf). Os profissionais estão sendo chamados, e o atendimento deve estar normalizado na Santa Tereza até o final deste mês.

Enquanto isso, os pacientes podem buscar consultas nas UBS Cristal e Febem. A UBS Vila dos Comerciários também é referência e está com horário ampliado (das 18h30min às 21h30min). Casos graves são encaminhados para o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul.

Sobre a medição da pressão, a SMS diz que esse tipo de atendimento é, normalmente, prestado pela equipe de enfermagem.

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias