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Procura-se o Fusca Itamarzinho

Carro de aposentada de 77 anos foi levado por assaltante

21/08/2012 - 06h53min

Atualizada em: 21/08/2012 - 06h53min


Dona Marieta se emociona ao pensar no companheirão de viagem

Para ter o Itamarzinho de volta, a aposentada Marieta Ferreira Brandão, 77 anos, fez uma promessa a Santo Expedito:

- Vou distribuir um milheiro de santinhos se encontraram ele.

Itamarzinho é o apelido carinhoso dado por ela a seu Fusca 1995, placas IDG-4520, verde metálico, "inteiraço e lindão", como ela mesmo o define. Desde o tarde de 16 de agosto, quanto o Fusca foi furtado, Marieta não tem mais sossego.

O companheiro de 17 anos de passeio ao Litoral Norte e ao interior do Estado foi levado da frente de uma gráfica, na Rua Cuiabá, Bairro Medianeira. Foi o tempo de ela entrar e quando saia viu o ladrão levando o carro.

- Ele deu a ré, ligou o pisca e saiu devagarinho, rindo ainda - lembrou Marieta, emocionada.

O dono da gráfica ainda tentou correr atrás, pegou seu carro e tentou seguir o ladrão: um homem branco, com boné e corrente de prata. Mas nada. O Fusca, recém saído da oficina onde recebeu um trato na pintura, sumiu pelas ruas de Porto Alegre. Sem seguro, nem rastreador, Marieta não sabe mais o que fazer.

- Ele estava com estepe novo, cinco espetos no porta-malas e uma caixa de ferramentas. Era meu companheiro. Vivia mais na garagem do que na rua. Cuidava muito dele - lamentou a aposentada que reside no Bairro Azenha.

Única dona do Fusca que tem na lateral as cores da bandeira brasileira e que tinha só 43 mil km rodados, Marieta pede ajuda para tentar localizar o veículo:

- Nem é tanto pelo valor. Mais pela estima que eu tinha por ele. Só não o coloquei na cama porque não cabia.

A origem do apelido

Marieta chama o Fusca de Itamarzinho em função do ex-presidente brasileiro Itamar Franco. Foi ele quem convenceu a Volkswagen do Brasil, em 1993, a voltar a fabricar o modelo mais famoso da marca, aposentado em 1986. A ideia era impulsionar a fabricação de carros populares.

O carro vendeu muito menos que da meta esperada, principalmente por seu acabamento simples não ser tão atraente quanto o dos concorrentes surgidos em meados da década de 1990, como o Uno e o Corsa. Em 1996, a empresa deixou de produzir novamente o carro, com uma série especial denominada Série Ouro. A partir daí, ele só seria produzido no México.

Ajude
Se você encontrar o Fusca ligue 190 ou 181. Não é preciso se identificar.

 


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