Só festa!
Semana Farroupilha: tradicionalistas já se aquerenciam no parque
A montagem dos piquetes já começou na Capital
O som das marteladas, misturado com o da gaita, do violão e o cheiro de madeira cortada e da carne na brasa, resumem o que foi o final de semana no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em plena montagem dos piquetes do Acampamento Farroupilha. Desde sábado, cerca de 360 galpões começaram a ser erguidos. A festa começa oficialmente no dia 7 de setembro, mas ontem já havia visitantes conferindo de perto a construção do acampamento.
- Já vi uns paulistas circulando por aí - contou o aeroviário Valmir Oliveira, 41 anos, patrão do Piquete Marca e Tradição.
"Gostamos de tradição"
Os membros do piquete do Bairro Mario Quintana, que tem a cuia de chimarrão como símbolo, chegaram cedo ao Harmonia, por volta das 7h de sábado. Depois de erguer as paredes, ontem, queriam deixar o telhado pronto.
- Setembro é a época máxima, mas gostamos da tradição o ano inteiro. Só trabalho de uniforme porque preciso. Se pudesse, andava pilchado sempre - disse o patrão.
Todo mundo põe a mão na massa
Na obra do Piquete Querência Amiga, do Bairro Hípica, homens e mulheres trabalham juntos. E ninguém coloca a mão na massa sem estar bem alimentado: ontem, um carreteiro de charque com feijão deu forças para o pessoal erguer o galpão. Até o pequeno Solano, de um ano e meio, neto de Maurício Ferreira Parede, 68 anos, patrão de honra do piquete, estava no meio da função.
- O acampamento significa a amizade que a gente tem. A gente cria os filhos e é bom para eles viver a nossa tradição - ressaltou a cabeleireira Marina da Silva Parede, 59 anos, mulher de Maurício.
Novidades
- Este ano haverá o Piquete da Leitura. Editoras do RS comercializarão na feira apenas publicações que tenham o tradicionalismo como temática.
- A Praça de Convivência será uma área circular de 2 mil m² localizada no centro do Parque Harmonia. Neste espaço, estarão estandes dos patrocinadores e também palcos para shows.
- A Feira de Artesanato terá mais de 50 expositores. O espaço foi ampliado e terá piso de madeira. Os expositores ficarão próximos ao centro de eventos e à pista de provas.
- Pelo menos 70% dos produtos oferecidos na feira são da indumentária e dos costumes do gaúcho. Além de acessórios para chimarrão e churrasco, roupas, botas, facas e montaria, o visitante também encontra artigos de bazar, móveis rústicos, kit para jogo de bocha, licores, CDs e DVDs. Entre as novidades, estará à venda o espeto rotativo, que funciona com pilhas.