Notícias



Educação infantil

Urgente: faltam creches na Capital

Apesar dos investimentos, há 11,6 mil crianças precisando de vaga em berçários na Capital. Na pré-escola, promessa é de zerar o déficit até o final do ano

03/08/2012 - 06h51min

Atualizada em: 03/08/2012 - 06h51min


Instituição de Educação Infantil Eremi foi uma das escolas inauguradas em 2012

A falta de vagas em creches para crianças de zero a três anos continua sendo o ponto fraco da Secretaria Municipal da Educação da Capital. Em abril deste ano, havia 12,4 mil crianças desta faixa etária fora das escolinhas. Recentemente, foram abertas 720 vagas. Mas o déficit é grande, de mais de 11,6 mil vagas.

Até o final do ano, a Smed espera abrir mais 360 vagas para crianças com esta idade. De acordo com a titular da Smed, Cleci Jurach, para diminuir a lacuna, a secretaria estuda construir creches que atendam apenas berçário. Inicialmente, será uma instituição em cada uma das quatro regiões da cidade, para que se avalie a viabilidade do modelo (os prédios deverão ter metragem diferente das demais escolas por conta dos berços, carrinhos e fraldários). A expectativa é que a licitação seja feita até o fim do ano.

- Berçário sai mais caro

- O nosso problema é o berçário. Para cada seis crianças (de zero a três anos), temos que ter um adulto (educador assistente), por isso o berçário se torna mais caro - destaca a secretária.

Nos berçários, os pequenos são divididos em turmas de até 18 crianças, nas faixas entre zero e 11 meses e um ano e 11 meses.

Entre as escolas que foram inauguradas este ano, está a Instituição de Educação Infantil Eremi, no Bairro Partenon. A comunidade comemorou o início do atendimento, que era um sonho de 40 anos. Como todas as creches (conveniadas e da rede própria), a Eremi atende 120 crianças.

Mais vagas
Na pré-escola (entre quatro e cinco anos), a situação é um pouco melhor. Faltavam, em abril, 4.157 vagas. De lá para cá, foram criadas 1.356. Conforme Cleci, até o final do ano a demanda de pré-escola será zerada. A previsão, inclusive, é de que a oferta supere a procura. O objetivo é abrir mais 4.644 vagas.

Recorte e cobre
- O problema: a falta de vagas na pré-escola (quatro e cinco anos)

- A solução: abertura de 4.644 vagas

- Quem promete: a titular da Smed, Cleci Jurach.

- Quando: até o final deste ano

- Onde cobrar: Secretaria Municipal de Educação - Rua dos Andradas, 680, Centro. Telefone: 3289-1781.

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias