Chuva provoca transtornos
Raio compromete funcionamento do Trensurb
Rede aérea foi atingida durante temporal na Região Metropolitana


Um raio atingiu na tarde desta segunda-feira a rede aérea da Trensurb, ao norte da estação São Luís, durante o temporal que caiu em Porto Alegre e na Região Metropolitana. O incidente provocou atraso entre os trens e impaciência nos passageiros.
Tatiele de Freitas, 21 anos, ficou mais de uma hora parada na estação Mathias Velho, em Canoas. Segundo ela, os trens que partiam de Porto Alegre só levavam as pessoas até ali, depois não havia mais como seguir viagem. A estação ficou lotada e nenhum funcionário da Trensurb prestou esclarecimento aos passageiros que se aglomeravam lá.
No entanto, segundo Jânio Ayres, gerente de comunicação integrada, os trens permanecem circulando entre todas as estações, sem paradas prolongadas, mas com um intervalo de cerca de 15 minutos entre um e outro.
- O trem está está funcionando, só tem que ter paciência pois o intervalo é maior.
Para controlar o fluxo de passageiros, os portões das estações estão sendo fechados por curtos períodos.
Além disso, também por causa da chuvarada, uma árvore caiu entre as estações São Luís e Petrobrás, complicando ainda mais o deslocamento.
Confira o comunicado oficial da Trensurb:
Devido a queda de um galho e de um raio que atingiu a rede aérea de energia da Trensurb, os trens circulam por apenas uma via entre as estações Mathias Velho e Esteio.
Dessa forma, o intervalo entre trens no trecho da Estação Mercado até a Estação Mathias Velho é de 5 minutos e o intervalo das viagens entre as Estações Mathias Velho e Santo Afonso é de 15 minutos.
Em função do maior intervalo dos trens, o fluxo nas estações está sendo coordenado pela Segurança Operacional, para entrada e saída das estações para garantir a segurança dos usuários. Os trens, no entanto, permanecem prestando serviço com maior intervalo.
Técnicos da Trensurb já estão no local do problema para resolvê-lo. A previsão de restabelecimento da normalidade do serviço está previsto após o horário do pico, pois será necessário "desligar" a rede área naquele local, para efetuar o trabalho com segurança, porém, sem a interrupção dos serviços de trens.