Notícias



Abra o olho!

Avenida Assis Brasil: Cruzar aqui é perigoso

Moradores se arriscam ao atravessar a via em frente ao Shopping Bourbon Wallig, no Bairro Cristo Redentor. Pedestres querem semáforo e faixa de segurança

23/10/2012 - 07h49min

Atualizada em: 23/10/2012 - 07h49min


Pedestres pedem faixa e semáforo em frente a shopping

O número de pessoas que atravessa diariamente a Avenida Assis Brasil, em frente à entrada principal do Shopping Bourbon Wallig, no Bairro Cristo Redentor, deveria preocupar a EPTC. Na manhã chuvosa de ontem, em apenas 20 minutos, a reportagem flagrou 30 pessoas cruzando a via. Naquele ponto não existe semáforo e, muito menos, faixa de pedestre. As sinaleiras mais próximas ficam a cerca de 150m (à esquerda) e 200m à direita da porta de entrada do centro comercial.

Três atravessam por minuto

Em outro levantamento, no mesmo dia e período, a reportagem contou 22 pedestres cruzando a via em apenas sete minutos -média de três por minuto. Em nenhum momento, vimos agentes de trânsito no local.

Até agora, só um atropelamento

A imprudência é cometida por senhoras carregando sacolas, casais de mãos dadas, homens de bicicleta. Até por um pai que seguia tranquilamente com o filho menor de idade na faixa exclusiva para ônibus.

De abril, quando o empreendimento foi inaugurado, até ontem, houve somente um atropelamento.

Escolha do trajeto mais curto

O certo é atravessar onde há segurança, mas a maioria dos pedestres prefere encurtar o trajeto. A cabeleireira Janaína Johann, 38 anos, que trabalha em um salão do outro lado da avenida, foi uma das que cruzou em local inadequado. Ela acredita que o risco de atropelamento poderia ser evitado se a EPTC instalasse uma sinaleira ali, como as que existem em frente a outros shoppings da Capital.

- Sei que posso virar estatística uma hora, mas atravesso aqui porque é mais rápido - diz Janaína.

EPTC promete faixa e sinaleira no local

Em nota enviada para o Diário Gaúcho, o Grupo Zaffari afirma que é de grande importância a segurança e o bem-estar dos frequentadores dos empreendimentos da empresa. O grupo informa que já encaminhou à EPTC um pedido de reavaliação sobre os pontos de travessia da Avenida Assis Brasil próximos à entrada principal do Bourbon Shopping Wallig.

O pedido encontra-se em avaliação no órgão.

Estudos estão na fase final

O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, revela que o estudo sobre as mudanças na circulação em frente ao Shopping Bourbon Wallig estão na fase final. Filmagens enviadas por comerciantes e outras, feitas pela própria EPTC, fizeram o órgão identificar o ponto adequado para implantar a travessia.

De acordo com Vanderlei, semáforo e faixa de pedestre serão instalados em frente à Rua Edmundo Bastian.

- Vamos colocar gradis para direcionar o pedestre para o ponto de travessia - afirmou Cappellari.

Também serão feitas melhorias no acesso de ambulâncias ao Hospital Cristo Redentor. A EPTC, porém, não dá prazo para implantação das novas medidas.

Fala, pedestre!

- Já liguei para a EPTC sugerindo a instalação de uma sinaleira, com faixa de segurança, porque o movimento de pessoas é muito grande. Na hora do pico, eu não atravesso aqui.
Paulo Renan Cardoso de Oliveira, 56 anos, técnico em radiologia

- Não é correto, mas esperamos um bom tempo ali (no canteiro central) para atravessar.
Suzane Freitas, 63 anos, pensionista aposentada

- Falta sinalização ali, pois o trânsito não para.
Cleimar Alvares da Silva, 62 anos, comerciante aposentado


MAIS SOBRE

Últimas Notícias