Vitória da diversão
Brincadeiras são destaque em celebração ao Mês do Idoso de Canoas
Um dia de competições animadas teve como destaque uma que é garantia de boas risadas: arremesso de galinha
Um, dois, três e... a galinha de borracha voa pelos ares, rumo a um tonel. Se o lance é perfeito, a euforia toma conta da torcida e dos atletas.
Nos Jogos de Integração dos Idosos de Canoas, que teve a sua 14ª edição na sexta-feira, no Parque Getúlio Vargas, o Capão do Corvo, a atividade é campeã de popularidade.
E o resultado agrada a todos: muitas risadas e brincadeiras.
Mas é claro que os participantes levam a competição a sério, com postura e concentração para fazer um lançamento certeiro. Quando o alvo é atingido, são três pontos. Caso a ave apenas encoste no tonel, que fica a 9m de distância, o atleta soma um ponto.
- Tem de ter agilidade para pegar a galinha pelos pés direitinho e saber dosar a força - ensina Vilmar Rodrigues Oliveira, 63 anos, um dos participantes mais empolgados.
O que vale é a brincadeira
Jogador de futebol aposentado, o integrante do grupo de terceira idade da Ulbra (Ulbrati), agora se dedica a outros esportes.
E afirma que essa modalidade é garantia de diversão:
- A gente se une com as pessoas e dá risada. Brincamos: "eu quero galinha frita, quero galinha com massa". É lindo, muito lindo.
Não existe mistério
Bicampeã da competição - no ano passado e neste ano -, Palmira Ferreira Lopes,
76 anos, do Grupo Vamos Viver a Vida, do Centro Social Urbano São José, afirma que não existe mistério para fazer um bom lançamento. O segredo é treinar e torcer para dar certo:
- É um jogo leve, uma brincadeira, e cada vez que a gente acerta os colegas batem palmas.
A coordenadora do Programa de Lazer, Atividade Física e Saúde da prefeitura de Canoas, Maria Elisete Costa Perroco, ressalta a importância do convívio em grupo para os idosos e reforça o sucesso do arremesso de galinha:
- É o que eles mais se divertem.
A saúde agradece
Além do arremesso de galinha, os jogos incluíram chute a gol, arremesso de bambolê, tiro ao alvo, bocha adaptada e argolas. No total, participaram cerca de 400 idosos de
20 grupos da cidade.
O criador do arremesso de galinha foi o professor de Educação Física do município Nei Freitas. Esse ano, ele testou uma nova atividade que também é diversão garantida: o pinto na perereca. Ao apresentar a brincadeira, já surgem as risadas. Mas o jogo é inocente, consiste em lançar um pintinho de borracha para tentar derrubar uma perereca, também de borracha, posicionada sobre copos plásticos.
Nei lembra que as atividades esportivas e recreativas trazem grandes benefícios, como saúde e alegria.
Assista a video sobre os Jogos de Integração dos Idosos de Canoas