Notícias



Reta final

É hora de focar nos estudos para o Enem

Cerca de 6,5 milhões de estudantes brasileiros deverão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no início do próximo mês

10/10/2012 - 07h22min

Atualizada em: 10/10/2012 - 07h22min


Saiba no que se focar nos últimos dias

A menos de um mês das provas do Enem, a preparação chega à reta final. O exame é uma forma de seleção parcial ou total em universidades, além de ser um critério de acesso a iniciativas como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Esse ano, são 6.497.466 candidatos inscritos, que farão as provas nos dias 3 e 4 de novembro. Para ajudar os estudantes, o Diário Gaúcho preparou um guia com informações da professora da Faculdade de Educação da Ufrgs Roselane Zordan Costella e do professor de Geografia Tiago Bassani Rech, que atua no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e no Pré-Vestibular Popular Xama de Duas Faces.

Como serão as provas

As provas não são organizadas por disciplinas, mas por áreas de conhecimento. São quatro áreas, com 45 questões cada, mais a Redação. Em todas elas, são exigidas habilidades específicas, relacionadas aos conteúdos. É fundamental que o aluno saiba interpretar as informações do texto-base, onde está apresentada a questão.

Nos dois dias, elas se iniciam às 13h.

No primeiro dia, têm duração de quatro horas e meia e, no segundo dia, de cinco horas e meia. Isso dá uma média de pouco menos de quatro minutos para resolver cada pergunta.

Cartão de confirmação chega pelo Correio

Os cartões de confirmação do Enem começam a ser distribuídos hoje pelos Correios. Até o final do mês, eles deverão estar na casa dos inscritos.

O cartão contém: número de inscrição; data, hora e local de realização das provas; indicação do atendimento diferenciado e/ou do atendimento específico solicitados; opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação (se for o caso).

Se o candidato não receber o cartão em casa e não conseguir imprimi-lo por meio do site do Enem, ele pode entrar em contato com o Inep no telefone: 0800 616161. A ligação só pode ser feita por telefone fixo ou público (orelhão).

Dicas de última hora

Agora é a hora de focar nos conteúdos que o candidato considera mais complicados.

Para quem ainda não se dedicou aos estudos, a dica é consultar os conteúdos que serão cobrados no Enem e selecionar aqueles em que se têm maior dificuldade.

Feito isso, se dedique a esses assuntos, mas não deixe de manter a leitura das matérias que já domina.

A lista de conteúdos que serão cobrados está disponível aqui: http://download.inep.gov.br/educacao-basica/enem/downloads/2012/matriz-referencia-enem.pdf

Uma das melhores formas de estudar é resolver questões de provas antigas. Tente, a partir de agora, solucionar ao menos dez perguntas por dia, para entender como as perguntas são apresentadas e o que elas cobram.

Estar bem informado é fundamental para todas as provas, pois as questões remetem para o cotidiano, às atualidades.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias