Notícias



Caos na saúde

Emergência do Hospital de Clínicas atende com o triplo da capacidade

Nesta segunda-feira, 160 pessoas são atendidas em espaço para apenas 49

29/10/2012 - 12h14min

Atualizada em: 29/10/2012 - 12h14min


A emergência do Hospital de Clínicas está superlotada. Na manhã desta segunda-feira, a instituição atendia com o triplo da capacidade. No espaço para 49 pessoas, 160 pacientes são atendidos, enquanto outros 17 aguardam por uma assistência. Na unidade pediátrica, há 13 crianças internadas em local que abriga apenas nove.

Apesar da situação, a emergência não está fechada. Entretanto, novos pacientes passam por uma classificação de risco e os casos mais graves, com risco de morte, recebem prioridade.

A administração do Hospital de Clínicas indica que a população deve procurar os postos de saúde ou pronto-atendimentos para casos mais simples.

Preste atenção:

O QUE A EMERGÊNCIA ATENDE

- Dor no peito/infarto, derrame cerebral, dor abdominal com febre, hemorragia digestiva, falta de ar aguda, neoplasias (pacientes com câncer atendidos no HCPA que sofrem intercorrências), perda de consciência, alteração de sinais vitais (pressão excessivamente alta ou baixa, batimentos cardíacos alterados).

O QUE A EMERGÊNCIA NÃO ATENDE

- Oftalmologia (problemas nos olhos), otorrinolaringologia (dor de ouvido, dor de garganta), psiquiatria (transtornos mentais, sofrimento psíquico, depressão, risco de suicídio, surtos), traumato-ortopedia (tiros e facadas, fraturas e entorses, acidentes de trânsito...), intoxicações (alcoolismo, drogadição, ingestão excessiva de medicamentos, consumo produtos de limpeza), picadas de animais peçonhentos, acidentes em geral, constipação, dor de dente, dores musculares, dores crônicas (aquela que a pessoa tem há mais de seis meses), gripes e resfriados sem complicações.

- Na Emergência também não são aplicadas vacinas, não são fornecidos atestados ou receitas, não são marcadas consultas com especialistas a partir de encaminhamentos de postos de saúde, não é atendido o paciente que faltou a uma consulta no ambulatório do HCPA e quer suprir esta falta.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias