QG dos pitocos
Feira da criançada é na área infantil
Olhos curiosos prestavam atenção nas histórias contadas no palco
Os olhinhos curiosos registravam cada pedaço colorido do pano que decora o QG dos Pitocos, na área infantil da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre. Aos poucos, a criançada foi se acomodando nas almofadas sobre o tapete, no colo dos pais, abastecida de pipoca e salgadinhos, pronta para ver e ouvir que histórias sairiam das três malas colocadas no palco.
Neste domingo, Danilo Furlan, 30 anos, um contador de histórias paranaense fez os pequenos viajarem com sapatos, gato, cachorro, cama, rei, bigode e banheira, no trabalho Tem História na Mala.
- Eu gostei de todas! - disse o pequeno Gabriel, quatro anos, sobre as três histórias que ouviu.
Acompanhado da mãe, a professora Viviane Mattos Battistello, 33 anos, ele saiu de São Leopoldo para passear na feira. Comprou livrinhos e se divertiu a história O Menino de Olho D'Água, de José Paulo Paes, com temática sobre o meio ambiente.
A Área Infanto-Juvenil da Feira do Livro fica no Cais do Porto. Além das atrações do QG dos Pitocos, o Território das Escolas e o Teatro Sancho Pança oferecem oficinas, contação de histórias, peças teatrais e outras atrações gratuitas para os pequenos. Sem falar, é claro, nos estandes multicoloridos, ideais para despertar o interesse pela leitura. Vale a pena pesquisar nos balaios, que oferecem obras a R$ 3 e R$ 5.