Largo Glênio Peres
Jatos d'água, luzes e avisos sonoros
Sistema de chafarizes coloridos, na frente do Mercado Público, Centro da Capital, passará por ajustes. Prefeitura estuda adoção de aviso sonoro
Parte integrante do projeto de revitalização do Centro da Capital, os chafarizes do Largo Glênio Peres passarão por ajustes nas próximas semanas. Segundo o coordenador do Projeto Viva o Centro Glênio Bohrer, os 19 pontos de jatos de água iluminados por lâmpadas coloridas serão regulados para voltar a funcionar normalmente.
Além de controlar o volume da vazão e a altura atingida pela água, técnicos farão reparos no piso para melhorar o escoamento para as canaletas. Com isso, se evitará acúmulo de água no pavimento.
- Foi constatado um vazamento, ou seja, a água não está voltando toda para dentro das grelhas (ralos, canaletas) - explica Glênio.
Para não se molhar
A prefeitura também avalia a possibilidade de emitir um sinal sonoro antes de acionar o sistema de bombas para evitar o que ocorreu em setembro durante um ato da candidatura de Adão Villaverde. Os jatos foram ligados, molhando os participantes no comício. O caso gerou uma investigação, que ainda está em andamento.
Uma das alternativas avaliadas é a instalação de caixas de som em pontos estratégicos do espaço. Glênio adianta também que serão colocados avisos no pavimento e piso podotátil - faixas em alto relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção de pessoas com deficiência visual.
Horários ainda serão definidos
Após a conclusão dos reparos, a coordenação do Viva Centro definirá os dias e horários de funcionamento dos chafarizes.
- Vamos avaliar como será a aceitação popular. É possível que funcione o dia inteiro, ou então em horários especiais, especialmente à tardinha e à noite por causa do efeito da iluminação - disse Glênio.
Saiba mais
O investimento foi de R$ 1 milhão.
Os chafarizes são o resultado de uma parceria público-privada entre a prefeitura e a Coca-Cola, por meio da Vonpar Bebidas.
São 19 pontos iluminados por lâmpadas LED. Estão numa área de cerca de 40m de comprimento. A distância de um ponto para o outro é de 2,5m.
Os jatos d'água, que chegam a até 2,5m de altura, são abastecidos por um reservatório de 12 mil litros construído no subsolo do Glênio Peres e operados por um conjunto de três bombas elétricas.
Não há desperdício. A água que jorra é reaproveitada constantemente.
Outras melhorias
A revitalização também incluiu um conjunto de deques para bares e restaurantes.