Transporte alternativo
Sistema de bicicletas públicas de Porto Alegre já realizou mais de 5 mil viagens
Em um mês, 6,7 mil cadastros foram efetivados pelo site
O sistema BikePoa, em funcionamento há um mês na Capital, já realizou mais de 5,5 mil viagens. As bicicletas públicas podem ser retiradas em cinco estações espalhadas pelo Centro Histórico mediante cadastro no site www.movesamba.com/bikepoa . De acordo com a prefeitura, 6,7 mil pessoas já se cadastraram.
Por enquanto, Porto Alegre cinco estações: Largo Glênio Peres/ Mercado Público, Praça da Alfândega, Casa de Cultural, Usina do Gasômetro, Câmara Municipal. Até o final de outubro, outras cinco devem ser instaladas no Ginásio Tesourinha, Praia de Belas Shopping, Escola Técnica Parobé, Largo Zumbi dos Palmares e Redenção/UFRGS. No total, serão dez estações e 100 bicicletas.
O cadastro é feito pelo site do BikePoa, em aplicativos para smartphone ou por celular convencional, pelo telefone (51) 4063-7711. O passe mensal custa R$ 10 e o diário é R$ 5, podendo utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h.
As viagens devem ser realizadas em até uma hora. Após esse tempo, você pode retirar a mesma ou outra bicicleta em 15 minutos. O objetivo é dar rotatividade e manter as estações para todos.