Provas
A dica do Enem: Sem desespero! Descanse
Exame ocorre nos dias 3 e 4 de novembro
Na véspera do início das provas no Enem, não adianta querer estudar tudo que você não conseguiu durante o ano. A professora da Faculdade de Educação da Ufrgs Roselane Zordan Costella acredita que tentar vencer conteúdos um dia antes do exame só gera ansiedade aos candidatos:
- Eu penso que o aluno precisa relaxar, descansar e não olhar para questão nenhuma.
Levando isso em consideração, ela fornece algumas dicas para você aproveitar o feriado anterior ao exame para chegar tranquilo às provas.
- Concentre-se em pensar como você vai aproveitar o tempo durante as provas. É importante estar claro que você terá, em média, três minutos para responder a cada uma das 90 questões, além da Redação no domingo.
- Revise o endereço de onde você fará a prova. Se ainda não foi ao local, é fundamental que você faça esse roteiro, para ver quanto tempo demora, quais ônibus passam lá, quais as formas de chegar com calma e sem atraso.
- Se ainda assim você quer revisar um conteúdo, a dica é a seguinte: escolha a disciplina em que tem mais dificuldade e, dentro dela, o assunto que considera mais complicado. Então sente, revise e tente tirar as últimas dúvidas.
- Também é legal aproveitar o feriado para refrescar a memória sobre o que aconteceu de mais importante no mundo durante o período em que a prova estava sendo feita, entre março e agosto deste ano. Temas como a crise na zona do Euro, o Mensalão e a Rio+20 devem ser abordados nas questões.
- O que também vale revisar é o conceito de Direitos Humanos e ler alguns textos relacionados ao assunto. Lembre-se que uma das competências da Redação será elaborar uma proposta levando em conta esse conceito.
- O ideal é comprar garrafinhas de água e barras de cereal para levar de lanche durante a prova, já que é permitido.
- Também comece a controlar a alimentação em casa - evite alimentos fortes, que possam fazer mal e causar indisposição.
- Não deixe de dormir para estudar. É fundamental manter uma boa noite de sono, para não prejudicar a memória e não se sentir cansado durante as provas.