Notícias



Não marque bobeira!

Chegou a hora de 5,8 milhões de estudantes realizarem o ENEM

As provas, neste sábado e domingo, contemplam conteúdos de diferentes disciplinas

03/11/2012 - 07h37min

Atualizada em: 03/11/2012 - 07h37min


Tão importante quanto o conhecimento é não marcar bobeira na hora da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio. É fundamental prestar atenção a itens importantes, como horário, documentação, o que pode e o que não pode e como administrar o tempo durante a prova.

Essas e outras dicas estão reunidas a seguir. Entre elas, algumas orientações da professora da Faculdade de Educação da Ufrgs Roselane Zordan Costella. Capriche nas respostas e boa sorte!

Use o Tri

Os estudantes cadastrados no cartão Tri na Capital poderão utilizar a passagem escolar no domingo para se deslocarem até o local das provas. Aos sábados, o benefício já é garantido ao longo de todo ano, assim como nos demais dias da semana.

Em função do exame, haverá reforço de linhas de ônibus para a Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), local de maior concentração de estudantes.

Documentação

- Você deve ter recebido pelo correio um cartão de confirmação da inscrição, com número de inscrição, data, hora e local das provas. Se não chegou, é possível consultar e imprimir o cartão no site do Inep: www.inep.gov.br.

- Os exames começam às 13h. Chegue com antecedência. O acesso será permitido a partir das 12h. Os portões fecham às 13h.

- É obrigatória a apresentação de documento com foto. O que é válido: cédula de identidade, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte ou carteira nacional de habilitação. Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

- Acorde cedo e reúna tudo o que você precisa. Tome café e saia de casa com tempo sobrando, para evitar atrasos.

Provas

- No total, serão quatro provas objetivas de 45 questões cada (múltipla escolha) e uma redação. São duas provas objetivas por dia.

- No sábado, os conteúdos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia estarão na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. E, na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, estarão as matérias de Química, Física e Biologia. Você tem quatro horas e meia para a realização (das 13h às 17h30min).

- O domingo é dia de Português, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. E de questões de Matemática na prova de Matemática e suas Tecnologias. Você tem cinco horas e meia nesse dia (das 13h às 18h30min).

- Essa hora a mais é em função da Redação, que também é solicitada no segundo dia de provas.

- No domingo, a primeira coisa a fazer é ler o tema da redação antes de responder às outras questões e já colocar algumas ideias no papel, fazer um esboço, com a cabeça fresca. Então, volte para o restante da prova e reserve de 40 a 50 minutos no final para ajustar os parágrafos e passar o texto a limpo.

- Fique atento aos principais temas solicitados na prova de sábado, pois a redação deverá seguir nessa linha, sobre assuntos semelhantes. Assim, você terá uma ideia do que lhe espera no segundo dia.

Na hora da prova

- Ao entrar na sala, desligue aparelhos eletrônicos, incluindo celular e relógio. Você receberá um porta-objetos com lacre para guardar tudo embaixo da cadeira até o fim da prova. Abrir o porta-objeto antes do permitido pode eliminá-lo.

- O Inep não é responsável por seus objetos e não se responsabiliza por perda ou extravio.

- Você é responsável pela conferência das informações de caderno de questões, cartão-resposta, folha de Redação, lista de presença e demais documentos do exame. O tempo de prova só começa depois disso. Confira se o caderno tem a quantidade de questões indicada no cartão-resposta ou se apresenta defeito gráfico que impossibilite as respostas. Se notar algo errado, comunique o aplicador de sua sala imediatamente.

- Você terá de usar caneta esferográfica de TINTA PRETA, feita em material transparente. Não pode usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné etc.

- Você terá de marcar, no cartão-resposta, a opção correspondente à cor da capa do seu caderno de questões. E transcrever a frase apresentada ali. Em cada documento, assine no espaço indicado.

- É permitido levar um lanche leve para ajudar a manter o pique durante as provas. O ideal são barras de cereais e garrafinhas de água.

- Não se comunique com outros participantes.

- Seus rascunhos ou marcações nos cadernos de questões não valem na correção. O que vale é o que assinalou no cartão.

- Você não poderá deixar a sala antes de decorridas duas horas do início. E, se quer levar o caderno de questões, só nos 30 minutos finais.

- Assim como no horário de entrada, há rigor no término da prova também. Não tem jeitinho.

Administre o tempo

- Leia a questão com atenção e sem correria, já que os enunciados são extensos.

- Administrar o tempo é fundamental, mas não torne isso uma obsessão. O ideal é avaliar, a cada dez questões, quanto tempo está usando para respondê-las.

- Se houver dificuldade em uma questão, passe para a próxima e retorne depois. Isso não quer dizer subestimar o que parece fácil, nem dar importância demais a uma pergunta. Avance de forma regular. Pular muitas questões pode virar um problema. Concentre-se e enfrente a questão.

- Primeiro identifique a pergunta. Depois, leia todo o enunciado e sublinhe o que pode se referir à resposta. Só então vá para as alternativas e faça a sua escolha.

A importância do ENEM

Ao longo dos anos, desde a sua criação em 1998, o Enem foi adquirindo uma importância cada vez maior. Deixou de ser apenas uma avaliação do ensino médio para se tornar uma importante forma de acesso ao ensino superior.

Uma das principais utilidades do Enem é garantir diretamente uma vaga em uma universidade pública, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nessa modalidade, as instituições de ensino utilizam a média do exame como critério para ingresso.

Outra opção é utilizar o exame do ensino médio como um auxílio para quem decide se submeter ao vestibular convencional. A nota do Enem pode aumentar a sua média final.

A média do exame também é o critério para quem deseja conseguir uma bolsa em uma universidade particular por meio do Programa Universidade Para Todos (ProUni).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias