Entretenimento



Ícone da música

Confira destaques da trajetória de Belchior

Músico é um dos grandes nomes da MPB

21/11/2012 - 11h50min

Atualizada em: 21/11/2012 - 11h50min


Cantor Belchior circulou no bairro Moinhos de Vento na madrugada desta quarta-feira

Antonio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, o Belchior, é um dos grandes nomes da MPB e foi um dos primeiros cantores de do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional, em meados da década de 1970. Nascido em Sobral, no Ceará, em 1946, o músico passou a infância ouvindo no rádio da família as vozes de Nora Ney, Ângela Maria e Cauby Peixoto, que tornaram-se suas primeiras influências, junto ao pai, que tocava flauta e saxofone, e à mãe, que cantava no coro da igreja local. Aos 16 anos, mudou-se para Fortaleza para estudar e tomou contato com a cena cultural da cidade, dividindo shows com artistas como Ednardo e Fagner.

Belchior despontou como destaque a partir de 1971, quando abandonou o curso de Medicina no quarto ano e mudou-se para o Rio de Janeiro. Em 1974, lançou seu primeiro LP, A Palo Seco. No mesmo ano, o cantor fez um de seus primeiros grandes shows. A apresentação foi no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, ao lado de Erasmo, Giberto Gil e Fábio Jr. Depois, Belchior morou em Porto Alegre por quatro meses, antes de virar estrela na voz de Vanusa (Paralelas), Elis (Como Nossos Pais) e Roberto Carlos. O disco Alucinação (1976) vendeu 1 milhão de cópias.

Seu álbum de inéditas mais recente é Vício Elegante, de 1996. Em 1999, lançou Auto-Retrato, no qual revisita a carreira em regravações de suas próprias músicas. No começo dos anos 2000, Belchior seguia se apresentando em diversas cidades do Brasil. O cantor sempre teve um público fiel que comparecia aos seus espetáculos.

Em 2009, a Rede Globo noticiou um suposto desaparecimento do cantor. Segundo reportagem do Fantástico, a família do cantor afirmava que não tinha notícias dele há cerca de dois anos. Turistas brasileiros afirmaram ter visto o artista no Uruguai em julho do mesmo ano. Belchior foi encontrado no país, de onde concedeu entrevista para o programa da Globo afirmou não haver desaparecido e estar preparando, além de um disco de canções inéditas, o lançamento de todas as suas canções também em espanhol.

No último domingo, o Fantástico mostrou que o cantor, um dos maiores ícones da MPB, é procurado no Uruguai em razão de uma dívida de seis meses em diária de um hotel quatro estrelas. Segundo o cantor, a notícia "é mentirosa".


MAIS SOBRE

Últimas Notícias