11 anos de espera
Estrada Afonso Lourenço Mariante ganha 700 metros de asfalto
Ainda há trabalhadores colocando o meio-fio e fazendo os últimos acabamentos da obra, que começou em abril deste ano
- Estamos aí, com a boca de orelha a orelha! Já choramos bastante, mas agora estamos rindo, está todo mundo satisfeito.
É assim que o aposentado José Carlos Silva Cardoso, 50 anos, resume o que sente ao ver asfaltado o trecho de pouco mais de 700m da Estrada Afonso Lourenço Mariante, que deu tanta dor-de-cabeça à comunidade do entorno, por conta do barro e da poeira. Ainda há trabalhadores colocando o meio-fio e fazendo os últimos acabamentos da obra, que começou em abril deste ano, mas a buraqueira já não existe mais.
A luta pela pavimentação do trecho começou há 11 anos. Desde 2004, o Diário Gaúcho acompanha todos os capítulos de uma novela que foi marcada por protestos, como o realizado em 2008, quando a vizinhança bloqueou o trânsito com pneus, galhos e pedras, e a criançada tomou conta da via. Durante a obra, a comunidade fez várias reclamações e mobilizações durante as paralisações dos trabalhos.
- É outra vida. Agora terminou! Estava todo mundo desanimado, achando que não ia sair a obra - revelou José Carlos, que perdeu as contas de quantas vezes procurou a Smov em busca de providências nesses 11 anos.