Notícias



Salve Jorge

O Santo Guerreiro em alta

Reverenciado na novela das oito, São Jorge ainda está mais popular

28/11/2012 - 07h27min

Atualizada em: 28/11/2012 - 07h27min


Venda de artigos religiosos também aumentou

A novela das nove da Rede Globo pode não ser um sucesso de audiência, mas traz em seu enredo um campeão de público. São Jorge está ainda mais popular desde que passou a aparecer na telinha todas as noites.

Se na trama ele é referenciado pelas gravações na Turquia (sua terra natal) e pela devoção do militar Théo (Rodrigo Lombardi), além da vinheta de abertura, na vida real ele continua a estar presente nas batalhas do dia a dia enfrentadas por seus devotos, em busca de saúde, trabalho e harmonia.

"São Jorge é de todos"

Pároco da Igreja de São Jorge, no Bairro Partenon, o padre Paulo José Dalla Rosa afirma que, na sua percepção, o movimento de fieis na igreja aumentou quase 100% desde o início da novela.

- O simples fato de ver, na abertura da novela, a imagem do santo, desperta o devoto adormecido. Os fieis distantes retornam - diz.

Segundo o padre, os principais pedidos dos devotos são por saúde, emprego e solução de problemas familiares. Entre os fieis, a presença de militares é muito forte. Há também praticantes da umbanda.

- São Jorge é de todos que acreditam nele. Ele deve ser visto como uma ponte que liga o homem a Deus - conclui.

Devotos sempre presentes

O movimento de devotos na Igreja de São Jorge é constante. Para onde quer que se olhe, há um banco ocupado com alguém rezando. Também há quem acenda velas, como o comerciante Uirassu Carvalho Nascimento, 49 anos:

- Venho sempre que eu posso, ele sempre me ajudou.

A aposentada Iolanda Alves Gomes, 80 anos, não deixa de fazer as suas orações para o santo. E também homenageia Ogum (para as religiões afro) na casa de santo de sua irmã:

- Eu não deixo de lado. É importante para dar força e saúde para nós.

Fé movimenta vendas

Junto com o aumento no número de fieis, cresce a procura por itens que demonstrem a devoção. Dona da Flora Olímpia, em frente à Igreja de São Jorge, Geci Lima Dullius, 64 anos, registrou um aumento de cerca de 60% na venda de produtos.

- A imagem de São Jorge a gente sempre vende bem. Agora, com a novela, está bem maior o número de pedidos - destaca.

Entre os itens mais procurados, além das imagens, estão velas, quadros e espadas:

- Têm muitos clientes novos, que vêm só para comprar objetos do santo.

"O que ele diz é lei"

A imagem de Ogum Beira-Mar tem lugar de destaque no centro de umbanda de Jandira Pimentel da Silva, 73 anos. Ele é uma das representações de São Jorge nas religiões afro, e se manifestou para a mãe de santo em 1975, dando início às atividades dela.

- A religião me deu muita força. A espada dele fica aí, defendendo as coisas - explica.

Quando começou a novela, os frequentadores ficaram na expectativa sobre o que seria mostrado em relação a Ogum. Muitos se revelaram curiosos, querendo saber mais sobre ele. E alguns só participam das sessões (quintas à noite) quando o capítulo da novela termina.

- Foi com ele (Ogum) que eu comecei. A casa partiu dele e o que ele diz é lei.

Quem é - São Jorge nasceu em 280 d.C., na antiga Capadócia, região que hoje pertence à Turquia. Aos 18 anos, ingressou no exército romano e logo alcançou um alto posto. Mas, por ser cristão e se recusar a negar sua fé, morreu decapitado aos 23 anos, por ordem do imperador Diocleciano.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias