Saia do vermelho
Termine o ano com o nome limpo
Campanha Acertando Suas Contas orienta o consumidor sobre como renegociar dívidas em atraso
Já está em ação na Capital a campanha Acertando suas Contas, promovida pela CDL Porto Alegre, em parceria com a Boa Vista Serviços. Quem está com dívidas em atraso terá, até o dia 1º de dezembro, a oportunidade de ver como renegociá-las.
A ação faz parte da maior iniciativa de promoção da sustentabilidade do crédito no país. Em Porto Alegre, um posto itinerante da campanha está montado no Largo Glênio Peres, no Centro. O atendimento à população será das 9h às 18h.
Os consumidores serão atendidos gratuitamente por uma equipe especializada, tanto para orientar sobre como proceder para a renegociação da dívida, quanto em oferecer orientações de orçamento e planejamento financeiro. Os interessados devem levar RG e CPF.
De acordo com a CDL, 23 empresas - entre elas Banrisul, Sicredi, Agiplan e AES Sul, além de varejistas da Capital - vão participar da ação.
Cenário é bom para negociar
O economista Alfredo Meneghetti, da Fundação de Economia e Estatística, observa que hoje o cenário é positivo para quem precisa negociar uma dívida porque as taxas de juros estão baixando. Se a dívida for com o banco, por exemplo, o devedor pode pesquisar taxas de outras instituições como uma carta na manga para quando for negociar com seu banco, sugerindo a possibilidade de trocar de instituição.
Já se o atraso for com carnês de loja, a orientação é buscar o estabelecimento atrás de melhores condições de pagamento da dívida como prazo estendido, desconto ou juros menores.
Conciliação é alternativa
Se não for possível chegar a um acordo, a Junta de Conciliação (Avenida Borges de Medeiros, 1945, oitavo andar) é um recurso, já que reúne devedor e credor em busca de uma solução.
- O acordo tem que ser cumprido para sair do negativo. O nome fica blindado e a pessoa não consegue acessar novos créditos - diz Alfredo.
Fala, consumidor!
- Minha esposa que gerencia (o orçamento), mas fazemos tudo em conjunto. Como as coisas estão caras, se a gente sair do ritmo, se perde. Tento não usar o cartão (de crédito), só para compras maiores. Geralmente compro à vista.
Telmo Pacheco, 73 anos, aposentado
- Eu estou meio perdida (em relação ao orçamento). Mulher é impulsiva para compras. Mas anoto as minhas despesas para não me perder.
Keli Tavares, 35 anos, garçonete
- Eu não uso cartão de crédito. Compro à vista, com dinheiro. Pesquiso preços, compro nos dias de ofertas e dou prioridade ao pagamento de contas. Controlo muito o meu orçamento.
Eloá de Oliveira Pinheiro Machado, 66 anos, dona de casa
Saiba mais
A campanha Acertando suas Contas, na Capital, será realizada pela CDL Porto Alegre e Boa Vista Serviços.
O evento ocorrerá de 25 de novembro a 1º de dezembro.
O posto para atendimento ao público ficará no Largo Glênio Peres, no Centro, das 9h às 18h.
Mais informações: www.acertandosuascontas.com.br.