Espírito natalino
A grande noite da família Trindade
É contando a história desta família do Bairro Partenon que o DG homenageia os seus leitores e deseja a todos um Feliz Natal!

Durante a semana, o Diário Gaúcho acompanhou os preparativos natalinos da turma da Dona Berenice. Uma correria que, sem dúvida, faz parte do cotidiano de todos, nesta época.
Reunir filhos, noras e netos ao redor do pinheirinho enfeitado com mimos, que incluem até uma bicicleta, será o grande presente de Natal para dona Berenice da Silva Trindade, 63 anos. Além dos parentes, amigos e vizinhos também se reúnem na casa dela, em uma comemoração que atravessa a noite.
Durante toda a semana, o Diário Gaúcho acompanhou os preparativos feitos pela turma, conferiu a alegria e a expectativa das crianças e o amor e amizade que unem todos que participam da festa desta família do Bairro Partenon, na Capital.
- Foguetório dará início aos abraços
Dos preparativos à compra dos presentes e ingredientes para a ceia. Da decoração do salão de beleza da filha Isabel Cristina, local da ceia e da comemoração, já que a casa ficou pequena para tanta gente, à disposição dos pratos à mesa, Berenice acompanhou tudo de perto e conta como será a festa.
- Quando a gente começa a ouvir o barulho dos foguetes, está na hora de começar a se abraçar - diz a sorridente anfitriã.
- A primeira vez de Natália
Nora de Berenice, a atendente Natália Frantizeski, 26 anos, inverteu a presença nas comemorações este ano. Ao contrário de anos anteriores, em que ela, o marido e o casal de filhos sempre compareciam na virada para o Ano Novo, desta vez a turma antecipou a visita em uma semana, para comemorar o Natal com a matriarca.
- Aqui é sempre bem animado. Por isto, vai ser bom, com certeza - comentou, ao lado das crianças.
A internação de uma irmã de Berenice num hospital de Canoas cancelou o churrasco de domingo, mas, passado o susto, a animação voltou à casa que virou o centro das atenções dos leitores nesta semana.
Últimas compras
Coube às filhas de Berenice, Linda e Janaína, a tarefa de fazer as últimas compras para a ceia natalina. A dupla enfrentou o calorão de domingo para escolher os ingredientes para a torta de bolacha, torta fria, frutas e bebidas.
- Estamos saindo com umas dez sacolas -afirmou Linda, dando a entender que a mesa será farta.
Um presente de Natal
Por Denise Waskow - denise.waskow@diariogaucho.com.br
Acompanhar, durante a semana, a rotina da família de dona Berenice com os preparativos para o Natal foi um verdadeiro presente. Desde a primeira conversa, em que apresentei a nossa ideia de reportagens, até o último encontro, criamos um vínculo de amizade muito especial.
Todas as vezes que cheguei à casa da Rua Barão do Amazonas, fui recebida com beijos e abraços pelas crianças e com muito carinho por todos. O clima era tão bom que, muitas vezes, as entrevistas eram recheadas de risadas.
Nesse curto convívio, aprendi a admirar a alegria desta família, o amor e a união entre eles. Agradeço por ter sido recebida de forma tão acolhedora, por pessoas com um coração tão bom e uma postura digna e sincera diante da vida.
Com esse belo exemplo, quero desejar à família de dona Berenice e a todos os nossos leitores um Natal de paz, alegria e harmonia.