Diário
Gurizada está à espera do Natal
Com crianças em casa, o Natal ganha um sabor especial. É assim também com a família de dona Berenice, que o Diário Gaúcho acompanha até o dia 24

O som das risadas das crianças e as brincadeiras que eles inventam a todo instante fazem a alegria de muitas casas. Quando chega o Natal, essa euforia fica ainda maior, porque os pequenos falam de Papai Noel, querem saber o que vão ganhar, ficam cheios de expectativa.
Na casa de dona Berenice da Silva Trindade, 63 anos, não é diferente. O Diário Gaúcho está acompanhando os preparativos natalinos da família, e ontem conversou com as crianças.
Além dos netos da matriarca, alguns filhos de amigos também ficam na moradia do Bairro Partenon, atraídos pelo aconchego e pelo carinho.
Papai Noel por todos os lados
Ana Maria Alves Lopes, dez anos, filha de um amiga da família, passa o Natal junto com os Trindade e lembra de uma história marcante:
- O Natal é legal porque dão brinquedo para as crianças. Eu me lembro de uma vez que o Papai Noel foi no caminhão de Bombeiros na minha escola.
E essa turma parece estar por dentro da rotina do Bom Velhinho. Uma das netas de dona Berenice, Nayad Trindade da Silva, cinco anos, explica:
- O Papai Noel fica no parque. Ele dorme na casa dele. E vem com um sacolão nas costas.
E quando ela termina de descrevê-lo, é a vez de Lurham Chariel Trindade da Silva, sete anos, outro neto de dona Berenice, se manifestar:
- Olha o Papai Noel ali na tevê!
E a criançada cai na risada.
Mensagens para os amigos
A lista de pedidos da criançada para o Papai Noel é extensa. Mas eles já entendem que nem sempre o Bom Velhinho consegue atender a todos. Por isso, sabem que o mais importante é estar com saúde e alegria, passando essa data ao lado da família.
- Nós queremos dar um Feliz Natal para todas as crianças - diz Kauê Pires Pereira, dez anos.
Nayad revela:
- Eu tenho um monte de coleguinhas. Feliz Natal, eu adoro vocês.
Ana Maria completa:
- A minha mensagem é para as crianças que estão no hospital. Elas são boas e merecem ganhar um presente. Eu desejo a todos um Feliz Natal.
A origem do Papai Noel
Entre as histórias relacionadas ao surgimento do Papai Noel, uma das mais conhecidas fala de um piedoso bispo da Turquia, chamado Nicolau, que viveu no século 4. Ele costumava ajudar os pobres, distribuindo presentes às crianças e deixando saquinhos com moedas próximo às chaminés das casas. Depois de morto, passou a ser venerado como São Nicolau. Nos EUA, ganhou o nome de Santa Claus e, no Brasil, de Papai Noel.