Previsões
O que dizem os búzios e as cartas sobre 2013
Confira os itens que podem fazer parte da sua mesa de Réveillon, de acordo com os orixás. Prepare-se para esta nova etapa e um feliz 2013!
Ninguém resiste a um pulinho no futuro, uma provinha de como será o amanhã. Como 2013 está chegando, regido por Xangô (São Miguel), acompanhado de Iansã (Santa Bárbara) e Oxum (Nossa Senhora da Conceição), mais o Pai Bará (Santo Antônio), o Diário Gaúcho consultou fontes como o babalorixá Danilo de Oxalá, a vidente e taróloga Elaine Lopes Santos, de Esteio, e o Pai Thomé, de Canoas, para que adiantem algumas previsões para o Ano-Novo. Eles também falam sobre o período marcado pela justiça, pelo equilíbrio e pela sabedoria.
Os orixás
- Xangô é justiça, é o orixá da balança, do fogo. É rígido e sua justiça é uma só. Virá com exus bons, que abrirão os caminhos. Nos seis primeiros meses, Xangô governará com Iansã. Depois, assumirá Oxum.
- Iansã é dona dos ventos e tempestades, é guerreira, líder, equilíbrio, trabalho, paciência.
- Oxum é dona do ouro, do amor, da paixão, misericórdia, carisma, sorte, sabedoria. Dá paz e tranquilidade.
- Será um ano de luz, bom para quem trabalha e é guerreiro.
- Problemas com papéis, com a Justiça, serão agilizados, assim como julgamentos, indenizações sendo pagas. Ano de muitos retornos.
- Também será bom para quem decidir abrir o seu comércio em casa. Quem decidir ter o próprio negócio deverá persistir, acreditar e negociar.
- Será tempo bom para os que escrevem, lançam livros, dão palestras e gostam de arte.
- O algarismo do ano é o 6.
Alertas
- Os primeiros 90 dias do ano serão difíceis. Será necessário economizar. Haverá duas sacudidas em relação a dinheiro, por isso é preciso cuidado com as finanças.
- Haverá crimes passionais.
- Quem trabalha no trânsito terá de se cuidar. O trânsito levará muita gente até maio.
- Será preciso cuidar muito com as amizades, será um tempo de brigas, de segredos vindo à tona.
- Jovens vão precisar ficar atentos com as dívidas, a participação em festas rave e o consumo de bebidas.
- Haverá dois sustos em viagens por água.
O que vestir
- Roupas nas cores vermelho, marrom, amarelo e branco.
- Quem quer casamento, deve usar roupa íntima vermelha. Para chamar dinheiro, amarela. Evitar o look branco total porque atrasa a vida.
- O axé do ano será a oração. Será um período para buscar a espiritualidade, o aconselhamento. É importante rezar, principalmente depois da meia-noite. Ir ao mar, pedir saúde, energia, união da família.
- Será um bom ano para festas.
- Ano de muitos casamentos de pessoas da terceira idade.
Na mesa
- Banana (pode ser colocada a quantidade de meses do ano), maçã, pêssego (pode ser enlatado), doce de abóbora, flores amarelas, 12 moedas de R$ 0,01.
- Também pode ser feito amalá (peito desfiado com mostarda e farinha de mandioca) para Xangô, abacaxi, melão, mamão, fios de ovos, quindins e arroz de leite.
- Podem ser preparados drinks com cereja.
Copa das Confederações
- Pai Danilo: a tendência é dar tudo certo na Copa das Confederações. Haverá disputas de beleza na Seleção Brasileira, de gente que não se dará com Felipão. Nesta competição, será formado um time muito bom.
- Mãe Elaine: o Brasil terá chances, apesar de precisar tomar cuidado nos dois primeiros jogos. Felipão terá pensamento frio e entrará para fazer um bom trabalho. Os jogadores terão de lutar para garantir uma posição no time.
- Pai Thomé: o Brasil não irá bem. Se Felipão ficar à frente da Seleção, não dará em nada.
Grêmio/Inter
- Pai Danilo: o Inter terá de fazer uma limpeza entre seus jogadores. Há várias facções dentro do time e haverá disputas. O clube poderá ganhar um ou dois campeonatos. O Grêmio terá de encontrar uma pessoa agregadora para comandar seu vestiário. Luxemburgo terá de dominar sua imponência para chegar ao final do ano no clube. Tem chance de ganhar um título nacional e outro internacional.
- Mãe Elaine: será preciso juízo na Arena do Grêmio, cuidado com jogadores com controvérsias e técnico que diz que fica, mas depois sai. Poderá levar dois títulos. Já o Inter terá de se agarrar a Santo Antônio. Deverá chamar o povo para dentro do estádio e treinar com portões abertos. Contará com jogadores amigos e torcida fiel.
- Pai Thomé: o primeiro semestre será melhor para o Grêmio, mas não ganhará nenhum título importante. O Inter estará um pouco melhor mas, no fim, não irá para frente.
Política
- Pai Danilo: os prefeitos eleitos não vão conseguir responder a contento e haverá denúncias envolvendo administrações municipais. A presidente Dilma enfrentará problemas por conta de denúncias contra seu partido, mas conseguirá resolver.
- Mãe Elaine: será um ano difícil, com cofres vazios, de enxugar despesas. População cobrará promessas feitas por candidatos eleitos.
- Pai Thomé: quem fez promessas será cobrado e terá de pagar o que prometeu. Quem mandar, terá que ter cabeça boa e olhar para a saúde, para as pessoas sem atendimento.
Clima
- Pai Danilo: no início, será muito quente, mas a tendência será melhorar depois de março. Será preciso cuidado com tempestades, que poderão atingir comunidades do RS.
- Mãe Elaine: haverá estiagem até o outono, o que prejudicará as safras. Também haverá tempestades.
- Pai Thomé: será um ano perigoso em relação ao clima, por causa dos ventos.
Saúde
- Pai Danilo: continuará a necessidade de abertura de mais postos de saúde, mas 80% do problema será solucionado.
- Mãe Elaine: não será fácil, mas na segunda metade do ano haverá melhora. Surgirão alas novas em hospitais, abertura de postos 24 horas e sucesso para quem trabalha na área.
- Pai Thomé: será preciso cuidado com problemas de respiração. Uma nova bactéria surgirá no ar.
Trabalho
- Pai Danilo: haverá melhora na indústria automobilística.
- Mãe Elaine: desemprego assustará nos primeiros 82 dias do ano, depois o quadro melhorará. A construção civil voltará a se movimentar, abrindo oportunidades. Também a área automobilística estará aquecida. Bom também para postos de combustíveis. Será um ano de dificuldades para os professores.
- Pai Thomé: as pessoas terão oportunidades de trabalho, mas não ganharão dinheiro.
Economia
- Pai Danilo: o ano será mais positivo que 2012.
- Mãe Elaine: Haverá crise, safras conturbadas por conta da estiagem. Dólar também terá oscilação.
- Pai Thomé: não será um ano fácil em relação a dinheiro. As dificuldades do país estão sendo escondidas, é uma crise velada, mas a verdade aparecerá.
Obras da Copa
- Pai Danilo: não ficarão prontas todas as obras na Capital. Haverá, também, problemas no aeroporto, em avenidas, estacionamentos e relacionados à estrutura de saúde, além da comunicação e internet.
- Mãe Elaine: serão feitas obras que depois serão abandonadas.
- Pai Thomé: as obras vão andar, mas muito dinheiro será colocado fora.
Balanço de 2012
ACERTOS NAS PREVISÕES
- Ataques a banco continuariam ocorrendo, principalmente no Interior.
- Chegada de novos delegados.
- Destaque no judô (brasileiro) nas Olímpiadas.
- Continuação das quedas de ministros.
- A previsão era de que 2012 seria um ano de muitas oportunidades para quem quisesse trabalhar. Em outubro, conforme o IBGE foi registrado o menor índice de desemprego em dez anos.
- Ano de seca no Estado.
ERROS NAS PREVISÕES
- O Inter poderia ganhar a Libertadores, mas não levou. Ganhou apenas o Gauchão.
- Grêmio não ganhou nenhum título.
- Recuperação de Reynaldo Gianecchini (que tinha um câncer no sistema linfático) seria muito difícil, com perigo de morte. Atualmente, ele está atuando na novela Guerra dos Sexos.
- Catástrofe climática em Santa Catarina.