Notícias



Em clima de Natal

Uma cidade encantada

Guarda municipal montou uma minicidade, na sala de casa, para festejar o Natal. É o segundo ano da criação, que impressiona pela riqueza de detalhes

13/12/2012 - 07h26min

Atualizada em: 13/12/2012 - 07h26min


Miniatura traduz a magia natalina

Na sala da casa da família de Luís Soller, 53 anos, no Bairro Humaitá, não é apenas a árvore cheia de enfeites e o presépio que anunciam a chegada do Natal. A surpresa fica por conta de algo em pequena escala, mas que é o destaque da decoração: Charm Christmas.

Esse é o nome da cidade em miniatura criada pelo guarda municipal, que foi montada pelo segundo ano. Em português, significa Encanto de Natal.

- Charm Christmas tem muito a ver com a magia do Natal. Ela trouxe a união de muitas pessoas. Quem sabe da existência da cidade e quiser chegar, é bem recebido - convida Luís, lembrando dos vários apoiadores ao seu projeto, como familiares, amigos e fornecedores.

É preciso ver de perto

A cidade se mostra encantadora para quem assume o espírito natalino, volta a ser criança por alguns instantes e não se envergonha de ficar bem pertinho para observar todos os detalhes.

No interior das casas iluminadas, é possível ver os moradores. Pelas ruas, há crianças, famílias, animais, como ursos e cervos, e carros de todos os modelos.

- Tem homenagens a várias pessoas, como a minha mãe, fazendo tricô - diverte-se Luís.

Guarda, artista e, agora, escritor

Além de se dedicar à montagem de Charm Christmas e trabalhar como guarda municipal, Luís também é artista plástico (faz esculturas, desenhos) e mágico. Seu próximo projeto, agora, é aventurar-se como escritor. E o enredo não poderia ser melhor:

- Vou contar toda a história de Charm Christmas.

A trama se desenrola quando um encanto toma conta da cidade, tornando-a visível apenas na noite de Natal. A partir daí, diversas mudanças ocorrem na vida de seus habitantes.

A ideia de montar a minicidade surgiu quando Luís visitou o Mini Mundo, em Gramado, e depois viu a miniatura de uma igreja em uma loja da Capital.

Diversão garantida da família e amigos

O projeto de Luís se tornou uma diversão coletiva, que envolve família e amigos. A mulher, Vera Lúcia dos Santos Soller, 49 anos, não se incomoda nem um pouco em emprestar parte da sala para dar vida a Charm Christmas.

- A cidade deu um sabor diferente para o final de ano. Nós vamos fazendo novos amigos por causa dela - conta Vera, referindo-se aos visitantes.

Ela lembra também que o filho do casal, já adulto, se diverte junto. E os sobrinhos deles, que ainda são crianças, sempre dão um jeitinho de aparecer por lá para ajudar na montagem.

Outro colaborador é o ilusionista Lucio Alves, 37 anos, amigo da família desde quando era criança e que hoje se emociona com a minicidade.

- As pessoas vivem tanto na correria que esquecem das coisas simples. Aqui é uma comunhão. Essa união lembra que a vida é mágica - destaca.

Curiosidades

Luís encontra objetos em várias lojas da cidade. Tem amigos que fornecem os bonecos (feitos de biscuit) e os carros. Também faz algumas compras pela internet.

Entre as tantas miniaturas curiosas, há um café, hotel, igreja, sinagoga, bombeiros, carteiro, caminhão do lixo, táxi, trator, boneco de neve e carrossel.

Cada casa tem iluminação individual. É Luís quem faz toda a parte elétrica.

São 18 casas, quase 50 carros e mais de uma centena de bonecos.

A montagem leva cerca de uma semana.

A neve é feita com farelo de mármore.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias