Notícias



Navegantes

A fé mais colorida no centenário

Neste domingo, ocorre a abertura oficial da 138ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, com o traslado da Santa até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário

18/01/2013 - 08h37min

Atualizada em: 18/01/2013 - 08h37min


Ao fazer cem anos, edificação ganhou reforma e pintura

Uma das maiores manifestações populares de fé do país ganha destaque a partir deste final de semana na Capital, com o início das homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes. No domingo, a Santa vai percorrer ruas da cidade em procissão do Santuário até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Centro, levando fieis sob o seu manto azul.

O evento marca a abertura da 138ª festa, que concentra uma série de atividades até o dia 2 de fevereiro. Serão novenas nas duas igrejas, e a estimativa é que 25 mil pessoas por dia visitem a imagem no Rosário.

O pároco Luiz Remi Maldaner compara:

- Quem é que não gosta de um bom colo, um bom afago, de alguém para lhe ouvir? Na imagem da santa, é como se Jesus dissesse: "Olha, mãe, o povo ali embaixo. Estou jogando uma âncora para eles".

Fieis de todos os lugares

Para este ano, os fieis encontrarão uma novidade. Ao completar cem anos da inauguração da nova igreja (a primeira, construída em 1875, foi destruída em um incêndio, em 1910) e da chegada da segunda imagem trazida de Portugal - réplica da primeira, destruída pelo fogo -, a construção teve a parte externa toda restaurada e a pintura refeita.

As melhorias são um presente para os fieis, que visitam o Santuário durante todo o ano. Por não existir uma comunidade no entorno, já que o bairro é industrial, eles vêm de todas as partes da Capital e da Região Metropolitana, especialmente aos finais de semana.

- Eles vêm para aderir a essa igreja aqui. Há os curiosos, os que pagam promessas, os grupos com lotação. É um movimento que faz crescer e renovar a fé - celebra o padre.

Saiba mais

História

A primeira imagem de Nossa Senhora dos Navegantes chegou a Porto Alegre em 1871, encomendada por casais de imigrantes portugueses ao escultor João Afonseca Lapa.

Em 1875, foi construída a igreja no local onde é hoje. E ali começaram as festas, que nunca foram interrompidas nestes 138 anos.

No ano de 1910, um incêndio destruiu a igreja, inclusive a imagem. Encomendou-se uma réplica. Em 1913, chegou a nova, que continua até hoje. No ano passado, o Santuário foi restaurado por dentro, recuperando o estilo original.

Programação

No domingo, às 17h, ocorre a missa no Santuário de Navegantes e, logo depois, a imagem sai em procissão até a Igreja do Rosário.

As novenas de 24/1 a 1/2º: Navegantes (20h) e Rosário (7h30min, 10h, 16h e 18h15min).

No dia 2, a festa começa às 7h, com missa no Centro. Depois, a imagem retorna em procissão.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias