Notícias



Sem atendimento

Maternidade em Guaíba? Só em junho

Desde agosto de 2009, não são realizados partos pelo Sus na cidade. Novo Centro Obstétrico terá 1,7 mil metros quadrados e capacidade para dez leitos

21/01/2013 - 08h15min

Atualizada em: 21/01/2013 - 08h15min


A secretária Liliana nas obras

Wyllian não pôde esperar a inauguração da maternidade do Pronto Atendimento (PA) de Guaíba prevista somente para junho. Apressadinho, o menino nasceu nos braços do metalúrgico Lindomar Silveira, 39 anos, que ajudou a mulher, Janaína da Silva, 31 anos, no parto improvisado na moradia do casal, no Bairro Colúmbia City, na semana passada.

A cidade não realiza partos pelo Sus desde a interdição judicial do Centro Obstétrico do Hospital Nossa Senhora do Livramento, em agosto de 2009.

Bebês nascem na Capital

Gestantes como Janaína, que não têm condições de fazer o procedimento de forma particular no Hospital da Unimed, no município, ganham os bebês na Capital.

No caso dela, nem deu tempo. Passado o susto, mãe e filho foram levados por uma ambulância da Concessionária Osório-Porto Alegre (Concepa) para o PA. Depois, seguiram para o Hospital Fêmina, na Capital, de onde saíram na quarta-feira. A criança pesa 3,10kg, tem 50cm de altura e passa bem.

Licitações foram impugnadas

Nos últimos três anos, houve cinco licitações para construção do novo Centro Obstétrico. Quatro delas foram impugnadas pela Justiça ou desertas (quando não aparecem empresas interessadas). Além disso e das promessas de reabertura, que não se concretizaram, o projeto foi refeito em 2011 por causa das condições do solo.

A maternidade ocupará um espaço de 1,7 mil metros quadrados dentro do Pronto Atendimento municipal, no Bairro Parque 35.

O caso de Janaína não surpreendeu a secretária da Saúde Liliana Altmayer.

- Se a paciente chega em trabalho de parto, nós a estabilizamos e a encaminhamos de ambulância para a Capital. Quando não há esta possibilidade, os médicos do Pronto Atendimento fazem o parto - garante a secretária.

"Fiquei muito nervoso naquele dia"

Lindomar balança a cabeça ao lembrar os minutos de pânico que antecederam o nascimento de Wyllian. Sozinho em casa com a mulher, sem um médico ou enfermeiro por perto, ele foi o verdadeiro pai-herói.

Embora estivesse nervoso, Lindomar não deixou transparecer esse sentimento para a mãe da criança, que só contava com ele no momento mais importante da vida de um casal. Ele tem três filhos do primeiro casamento. Ela, quatro.

Segurou o filho e tirou o cordão

- Quando ela começou a sentir fortes dores, eu liguei várias vezes para o Samu, mas eles não vieram. No quarto, percebi que ela estava em trabalho de parto. Só deu tempo de segurar meu filho e tirar o cordão umbilical, que estava enrolado no pescoço. Fiquei com medo de cobri-lo, não sabia o que fazer. Por sorte, um enfermeiro que mora perto da nossa casa ajudou até a chegada da ambulância da Concepa - relembra Lindomar.

A reportagem entrou em contato com o Samu Metropolitano, mas não obteve retorno.

Unidade atenderá outros municípios

Além das gestantes de Guaíba, a maternidade atenderá pacientes de Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel, Eldorado do Sul e Sertão Santana. A obra orçada em R$ 2,5 milhões - recursos dos governos federal, estadual e municipal - deve ser concluída em junho.

O hospital terá quatro blocos cirúrgicos, dez leitos, lavanderia, banheiros, refeitório, sala de esterilização e área administrativa. A prefeitura busca uma instituição de renome para administrar o Centro. Segundo Liliana Altmayer, 70% do atendimento será pelo Sus.

Guaibenses "de fora"

Histórias como essa vêm se repetindo há três anos e quatro meses em Guaíba. Como a maioria dos partos são feitos em Porto Alegre, desde 2009, os guaibenses são raros. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, 1,2 mil é a média anual de nascimento de filhos de residentes no município - 80% dos bebês vem à luz na Capital. Logo, neste período mais de dois mil "filhos" de Guaíba nasceram fora.

Isto não interfere no repasse de recursos para a cidade, pois é levado em conta o número de habitantes do município.

Nascimentos por ano

Registros de nascimento de crianças em partos privados e pelo Sus realizados em mulheres residentes em Guaíba. Os números referem-se a procedimentos realizados em hospitais da Capital e no Hospital da Unimed, em Guaíba. Os dados de 2012 não foram contabilizados ainda.

2011  1.299
2010  1.249
2009  1.207 (*)

* A partir de agosto deste ano, o município não realizou mais partos pelo Sus.

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde


MAIS SOBRE

Últimas Notícias