Verão
Óculos, só com proteção
Pensar apenas no visual do acessório pode significar um risco à saúde. Nesse sol de lascar, se não tiver filtro contra radiações, pode ser pior estar com do que sem ele

O que você leva em consideração quando decide comprar óculos de sol? O modelo? O tamanho? São eles apenas um acessório no seu visual, que combinam com o calor do verão?
O estilo dos óculos, na verdade, é o que menos importa. Como eles servem para proteger os olhos, o que deve ser levado em conta na compra é a existência de filtro contra as radiações ultravioleta A e B.
Prejuízos a longo prazo
- Assim como na pele, a radiação solar ultravioleta é nociva. Estar com óculos errados é pior do que estar sem - afirma o doutor em Oftalmologia e médico do Hospital Banco de Olhos, Airton Leite Kronbauer.
O médico esclarece que, utilizando óculos escuros sem o filtro protetor contra a radiação ultravioleta, ocorre a dilatação da pupila e entra mais luz dentro do olho, o que é prejudicial para a saúde, já que não há o controle da qualidade da luz que entra. Segundo ele, usar óculos de sol é fundamental para prevenir doenças oculares, como catarata, pterígio, por exemplo.
Os prejuízos da utilização de óculos irregulares são sentidos a longo prazo. Mas uma lente de má qualidade pode gerar a distorção ótica, causando desconforto, como dores de cabeça.
Mais sorte do que juízo
Embora os óculos que utiliza tenham a proteção contra raios UVA e UVB, a cabeleireira Marisa Coelho Ferreira Nunes, 43 anos, revela que a primeira preocupação quando faz a compra é o modelo dos óculos de sol.
Saiba mais
De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Meirelles de Proteção à Propriedade Intelectual (Imeppi), com dados da Receita Federal, de 2006 a 2012, foram apreendidos mais de 60,8 mil óculos ilegais no país.
Conforme a Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), os óculos são o segundo produto mais pirateado do país.
No Dia Nacional de Combate a Pirataria (3 de dezembro) de 2012, a Smic destruiu mercadorias falsificadas apreendidas durante o ano, entre elas, 7.517 óculos de sol e grau.
Lembre-se: compre óculos somente em óticas e comércios autorizados a vendê-los. Comprar com ambulantes é um risco que deve ser evitado.
Falta de preocupação
O casal Anderson da Silva Franco, 22 anos, e Ana Gabriela Vargas, 18 anos, não consegue sair sem óculos em dias ensolarados. Mas nem sempre conferem se, além de estilosos, os óculos são considerados mais "saudáveis".
- Eu penso no modelo que combine comigo. Com a saúde, nem tanto. Às vezes, a gente compra uns mais baratos. Um modelo que custaria R$ 500, compra por R$ 100, ou menos, pois são réplicas - conta o auxiliar de cozinha.