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Ranking da chiadeira

Telefones e tevê a cabo no top 5 do Procon

Claro, Oi, Tim, Net e Sky foram as campeãs de reclamações dos consumidores da Capital no ano passado. Multa a operadoras de telefonia chegou a R$ 500 mil

23/01/2013 - 08h30min

Atualizada em: 23/01/2013 - 08h30min


Procon da Capital tem sala lotada

Você tenta fazer uma ligação de celular e não consegue. Chega em casa e descobre que vários canais da tevê a cabo foram cancelados. Irritado, liga para o serviço de atendimento ao cliente, mas o funcionário não resolve o problema. Então, resta procurar o Procon.

Na Capital, operadoras de telefonia e de tevê a cabo continuam liderando o ranking de reclamações, seguidas de perto por bancos e financeiras, empresas de assistência técnica e lojas de móveis planejados.

Em 2012, segundo o Procon Municipal, foram feitos 19 mil atendimentos.

- Claro: por dia, 4,5 denúncias

No setor de telefonia e tevê a cabo, as cinco empresas mais citadas foram Claro, Oi, Sky, Net e Tim. Contra a Claro, foram 1.197 queixas - média de 4,5 denúncias por dia.

- Muitas vezes, as pessoas contratam uma coisa e a empresa cobra outra - revela a coordenadora do Procon Municipal da Capital, Flávia do Canto Pereira.

Na telefonia, as queixas mais comuns são de cobrança indevida, falta de sinal e de qualidade nos serviços. Já na área de teve a cabo, a bronca é por cobranças abusivas, propaganda enganosa e mal atendimento do Call Center. Em 2012, as operadoras de telefonia foram multadas em cerca de R$ 500 mil. As multas via Procon variam de R$ 553 a R$ 9 milhões.

Rankings de 2012 na capital

Serviços:

1º) Telefonia móvel
2º) Tevê a cabo
3º) Bancos e financeiras
4º) Assistência técnica
5º) Lojas de móveis planejados

Empresas:

1º) Claro: 1.197 reclamações
2º) Oi: 909 reclamações
3º) Sky: 752 reclamações
4º) Net: 389 reclamações
5º) Tim: 265 reclamações

Onde denunciar

- Procon Municipal de Porto Alegre - Rua dos Andradas, 686, Centro. De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Pelo site www2.portoalegre.rs.gov.br/procon. Denúncias pelo telefone 3289-1774.

- Procon Estadual (somente para pessoas do Interior) - Rua Sete de Setembro, 723, Centro. De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Telefone: 3287-6200.

As empresas se explicam, por e-mail

- Claro - "A empresa continua realizando fortes investimentos em tecnologias e em novas plataformas para proporcionar melhor atendimento ao consumidor. Até 2014, investirá mais de R$ 6,3 bilhões."

- Tim - "No triênio que vai até 2014, a companhia aplicará em infraestrutura cerca de 80% dos R$ 9,5 bilhões previstos para investimentos no Brasil. Em 2013, a Tim continuará direcionando seus esforços para a redução das reclamações."

- Oi - "A Oi desenvolveu um plano de investimentos de longo prazo, com foco em qualidade de serviços, e esse plano prevê investimentos totais de R$ 24 bilhões de 2012 a 2015."

- Net - "Tem plano de melhorias que prevê treinamento de técnicos e vendedores, investimentos em infraestrutura de rede e inovação, atendimento e qualidade de seus serviços. Em cinco anos, investiu cerca de R$ 300 milhões na rede da Capital."

- Sky - "Está adotando medidas específicas para a redução no número de reclamações e já colocou em ação um plano de melhoria de atendimento ao consumidor."

"Não quero mais o plano"

Em outubro do ano passado, Mariane Inês Saling, 33 anos, comprou um chip de uma empresa de telefonia móvel, mas, em vez de o plano ser pré-pago (sem conta), como pedira, a empresa fechou um contrato de pós-pago (conta mensal).

A confusão gera até hoje uma despesa mensal de R$ 39. Ontem, ela foi ao Procon fazer a sua queixa. Desempregada, Mariane tomou uma medida drástica.

- Tirei o chip porque não aguento mais.

Desde o dia 27 de novembro tento resolver esse problema e não consigo - revelou. 

"Onde estão os canais?"

Um belo dia, Carla Mattos, 45 anos, chegou em casa, ligou a televisão e levou um susto. Metade dos canais contratados por ela a uma operadora de tevê a cabo simplesmente haviam sumido da grade.

- Cancelaram indevidamente, sem avisar. Ou eles devolvem os canais ou baixam a fatura - sugere a cliente.

Carla disse que tentou, em vão, buscar uma solução junto à empresa. Quando isto se tornou impossível, decidiu procurar o Procon.


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