Cordas no Sul
Aberto, em Rio Grande, o 1º Festival Internacional de Música do Mercosul
Quinteto Guitarreria fez o show de abertura e Lucio Yanel encerra o evento
Foi pelas cordas do Quinteto Guitarreria que começou o 1º Festival Internacional de Violão do Mercosul, em Rio Grande, no sul do Estado. Os músicos vinculados à Universidade Federal de Pelotas (CA-PREC-UFPel), em forma de projeto de extensão, foram os responsáveis pelo espetáculo de abertura do evento dedicado ao instrumento, que vai até domingo e homenageia o violonista argentino Lucio Yanel.
Mesmo em horário comercial, um bom público foi ao teatro Municipal, no centro da cidade para prestigiar o show. O concerto começou por volta de 12h30min e se estendeu pelo início da tarde, encantando os presentes.
Formado pelos músicos Davi Hackbart Covalesky, João Alexandre Straub Gomes, Maurício Mendonça, Maithan Timm Knabach e Dionísio de Lemos Souza (contrabaixo elétrico), o Quinteto Guitarreria tem a direção artística do professor Thiago Colombo de Freitas. No espetáculo, apresentou novos arranjos de músicas conhecidas do cancioneiro popular brasileiro e latino-americano.
Nesta sexta-feira, apresentam-se Gilson Antunes, de São Paulo, e Maurício Marques. No sábado, o gaúcho Marcello Caminha abre os trabalhos às 12h30min. À noite, Thiago Colombo e o argentino Juan Falú comandam o show, a partir das 20h30min. No domingo, os estudantes violonistas do Festival tocam às 12h30min. Às 20h30min, o encerramento será feito pelo homenageado Lucio Yanel.
Além dos shows, o festival tem mais de 100 inscritos para as oficinas de violão. Todos os eventos são gratuitos.
