Estragos
Chuva causa alagamentos e transtornos em Viamão
Cadela vira-latas de um morador da Vila Cecília desapareceu na forte correnteza
A chuva que atingiu a região norte e noroeste do Estado no início da noite de domingo provocou transtornos. Mais de 20 mil clientes da zona sul de Porto Alegre e de Viamão ficaram sem fornecimento de energia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a água invadiu cerca de 40 casas na Vila Augusta e na Vila Paraíso, em Viamão.
Também em Viamão, moradores do final da Rua Visconde de Macaé, na Vila Cecília, foram surpreendidos pelo alagamento no final da tarde deste domingo. De acordo com o taxista Timóteo Lemos dos Santos, 46 anos, a água chegou com muita força.
- Só deu tempo de soltar dois dos cachorros. A Duma não deu pra salvar - lamentou.
A cadela vira-latas foi levada pela água, que também destruiu o muro nos fundos do terreno onde ele mora. Vizinho de Timóteo, o também taxista Franklin Cardoso, 46 anos, viu a água quase entrar dentro de casa. Algumas ruas adiante, a doméstica Raimunda Regina Soares Braga, 37 anos, desesperou-se com a água, que chegou na altura da cintura.
- Moro aqui há dois anos e isso sempre acontece, mas nunca com tanta força - disse Raimunda.
Moradores da Rua Visconde de Macaé chegaram a interditar a via por causa do alagamento. Em uma valeta no meio da via, aberta por conta da erosão do solo, a vizinhança colocou madeiras e pedras, com intenção de bloquear a rua.
Em Porto Alegre, os bairros Restinga, Belém Velho e Lomba do Pinheiro estavam sem luz desde as 19h30min. Em muitos pontos a energia já havia restabelecida às 22h, e a previsão é de que as outras áreas voltassem a ter luz até as 23h, conforme a assessoria de imprensa da CEEE.
Além destas regiões, alguns clientes do Litoral Norte também ficaram sem fornecimento de energia. Segundo a CEEE, as chuvas causaram a queda de luz em pontos isolados das cidades de Camaquã, Capão da Canoa, Tramandaí, Torres, Capão Novo e Xangri-lá.