Notícias



Volta às aulas

Minhas férias... acabaram!

O tempo de dormir até tarde, brincar o dia inteiro e não ter temas ontem para alunos da rede pública de Porto Alegre e do Estado. Hoje é dia de voltar ao ambiente escolar

27/02/2013 - 07h39min

Atualizada em: 27/02/2013 - 07h39min


Enquanto Luan (E) prefere inglês, Gabriel quer falar espanhol

O Diário Gaúcho conversou com quatro estudantes. Eles revelaram o que mais aguça a curiosidade deles em 2013. Três elegeram líguas estrangeiras. E todos já encaminharam a tradicional tarefa do primeiro dia de aula: a redação sobre as férias.

A mochila arrumada desde sábado passado indica o tamanho da ansiedade de Luan Barbosa de Brito, 12 anos, pelo primeiro dia do ano letivo. Ele vai cursar a sexta série do ensino fundamental depois de ter se divertido a valer com o primo Gabriel e outros familiares em acampamento no Rio Jacuí.

- Agora eu tenho saudade dos meus amigos do colégio: Lucas, Rafael, Ana Carolina e Emily - conta o estudante da Escola Municipal Professora Judith Macedo de Araújo, no Bairro São José.

Na mochila, já estão os cadernos comprados pelo pai e o restante do material. Filho de professora, Luan sabe que o tempo de brincadeiras já passou.

- Estou curioso para aprender Inglês, para ouvir música e também para trabalhar - conta Luan.

Loco para hablar

De cabelo cortado, roupa nova - costurada pela mãe, Luisa de Fátima Soares, 42 anos - e, na mochila, os cadernos do filme preferido, Toy Story. É assim que Gabriel Alexandre Soares, oito anos, vai deixar o período de férias e voltar para as aulas na Escola Municipal Professora Judith Macedo de Araújo, no Bairro São José.

- Ele está desesperado para ir para a escola. Se deixar, ele quer ir às 6h30min - conta Luisa.

Dos meses de descanso, o estudante do terceiro ano guardou as melhores recordações: todos os anos, nas férias, ele participa de um acampamento com a família na Praia Cachoeirinha, às margens do Rio Jacuí.

Lá, ele pescou, andou de balanço, ouviu histórias diante de uma fogueira e outras aventuras que tiveram fim por conta da volta à rotina:

- Quando começam as aulas, começam as regras! Aí, termina o videogame e ele não pode ficar acordado até depois das 20h - revela a mãe.

Engana-se quem pensa que ele reclama de interromper as brincadeiras para estudar:

- Gosto de ir para a escola. Minha aula favorita é de Matemática, mas eu quero mesmo é aprender Espanhol, porque eu quero falar - conta Gabriel, que quer rever os amigos João, Patrick e Sander.

Retorno para superar ano no vermelho

Depois de aproveitar a programação da Colônia de Férias da prefeitura e desfilar na passarela do samba do Porto Seco, junto com a escola Esporte Dá Samba, Daniel Willian Finamor Linhares, 12 anos, do Bairro Bom Jesus, tem um desafio nesta volta às aulas: retomar os estudos na Escola Municipal José Mariano Beck com todo o empenho e superar a reprovação em 2012. Vai repetir a quinta série.

- Este ano eu vou me esforçar bastante - promete o estudante, que pretende caprichar, principalmente, em Português e Ciências, nas quais ficou no vermelho.

Para acostumar-se à nova rotina, Daniel já colocou o despertador para as 7h, ontem. O caderno de 20 matérias foi comprado e o restante do material está pronto na mochila.

- Vou ter cinco professores "de escrever" (Matemática, Português, Ciências, História e Geografia) e dois que são de "não escrever" (Educação Física e Artes) - conta Daniel.

De acordo com a mãe, a dona de casa Maria Otília da Rocha Finamor, 42 anos, Daniel está motivado para voltar ao colégio. Até as paqueras, que atrapalharam os estudos no ano passado, agora ficarão para o recreio.

- Ele decidiu que vai terminar a oitava série com 15 anos, por isso quer se esforçar - revela Maria.

Saudade da Informática e da biblioteca

- Este ano vai ser diferente. E vai ser mais difícil também.

Essa é a opinião da estudante Jennifer Rosa da Silva, 11 anos, moradora do Residencial Porto Novo (Nova Dique), sobre a quinta série na Escola Municipal Governador Ildo Meneghetti, no Bairro Rubem Berta. Além de conteúdos diferentes, a menina espera conhecer outros professores.

Nas férias, Jennifer, que é conhecida por Radija, aproveitou o tempo para andar de bicicleta e brincar de bonecas. Agora, está com saudade da escola:

- Senti falta da Informática e da biblioteca.

A mãe, a auxiliar de serviços gerais Luciane Dutra da Rosa, 31 anos, confirma:

- Eu tive que esconder o material escolar, ela queria ficar olhando e mexendo toda hora.

Mas o que atrai tanto a atenção de Jennifer? Ela se apressa em responder:

- Francês. Já aprendi um pouco no ano passado, mas quero aprender outras palavras. Também gosto de Matemática e Artes, porque a gente pinta e faz desenho.

Alimentação

Se a criançada for comprar o lanche, em vez de levar de casa, é importante que os pais se certifiquem da qualidade dos produtos e se há opções saudáveis, como frutas, sucos e sanduíches naturais. O cardápio da merenda oferecida pela escola é pensado por nutricionistas.

Quem estuda de manhã deve alimentar-se antes de sair, porque o jejum prolongado não é saudável e prejudica o rendimento nas tarefas.

Já quem vai à tarde deve ter um almoço prático e saudável: arroz e feijão, uma porção de carne, vegetais cozidos e verduras cruas, por exemplo.

Segurança

Evite andar sozinho. É melhor ir à escola com um amigo.

Se for ameaçado por estranhos, ligue para a polícia (telefone 190) e explique seu problema.

Toda criança deve saber seu endereço, telefone, nome dos pais ou responsáveis e quem vai buscá-la na escola.

Uma ficha com esses dados deve estar sempre na mochila. A iniciativa ajuda na localização do menino em caso de sumiço ou até do material.

Na ida e na volta

A pé
Use sempre a faixa de pedestre. Onde não houver semáforo, faça o sinal da mão estendida.
Evite fazer a travessia em curvas, lombas e locais com pouca visibilidade. Você deve ver e ser visto.

De bicicleta
Utilize ciclovias e ciclofaixas. Se não tiver, ande no lado direito da via.
Respeite a sinalização, não ande na calçada e nem na contramão.
Evite ruas muito movimentadas e fique atento a saídas de garagem.
Em grupo, ande em fila.
Pais: não esqueçam de fazer a revisão de itens como freios e pneus.

Transporte escolar
Use sempre o cinto de segurança.
Não fale com o motorista durante o trajeto.
Embarque e desembarque somente quando o veículo estiver parado.
Não coloque nenhuma parte do corpo para fora do veículo em movimento e não jogue lixo pela janela.
Pais: o transporte deve estar identificado, pintado na cor bege, com faixa lateral em amarelo e indicação de escolar, além do nome da escola e do número do prefixo. Dúvidas ou reclamações, consulte a EPTC pelo telefone 118 ou no site www.eptc.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias