Cidade em obras
Perito de trânsito aponta armadilhas na sinalização de desvios para obras da Copa
ZH percorreu os principais bloqueios no trânsito de Porto Alegre para avaliar placas que avisam motoristas sobre os desvios

Quem passou as férias longe de Porto Alegre pode estranhar as mudanças de rota implantadas entre janeiro e fevereiro para obras viárias em cinco importantes pontos da cidade. Na tarde dessa segunda-feira, ZH percorreu os bloqueios na companhia do perito de trânsito Walter Kauffmann Neto. Ele apontou algumas armadilhas da sinalização que podem confundir o motorista.
Veja mapas dos principais desvios para obras da Copa na Capital
Entre as sugestões do perito para esclarecer sobre as rotas está a distribuição de mapas impressos, estratégia que já está nos planos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Conforme o diretor-presidente, Vanderlei Cappellari, o material será distribuído a partir de 4 de março. Enquanto isso, a dica é consultar as rotas antes de sair de casa para se orientar no caminho.
A duração dos bloqueios também é questionada por Kauffmann.
- Quando se vai perturbar o trânsito, deve haver uma preocupação com a celeridade da obra, buscando soluções que vão desde o uso de estruturas pré-moldadas até o trabalho em turnos estendidos, de 12 ou 18 horas - exemplifica.
Confira imagens das obras em Porto Alegre
Para o secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, a jornada atual - de segunda a sexta, das 7h30min às 18h -, é suficiente para cumprir o cronograma e não deve ser alterada.
- Sempre existe uma dificuldade com a questão da vizinhança, devido a reclamações com relação ao barulho - explica Schmitt.
Confira a avaliação de Walter Kauffmann Neto sobre a sinalização:
_ AVENIDA CEARÁ
Bloqueada para a construção de uma passagem de nível até a Avenida Farrapos.
Avaliação do perito: há excesso de sinalização, com placas a cada 100 metros, nos dois lados da pista, repetindo a informação de que há obras na via, mas com pouca clareza sobre a rota alternativa. Placas gráficas em vez de textuais seriam alternativa. O bloqueio da via foi feito com fita plástica, material inadequado para divisão de pista. Há placas com visibilidade prejudicada por estarem posicionadas atrás de postes ou árvores. O uso da seta luminosa e piscante é salientado como positivo, principalmente como forma de sinalização noturna.
Prazo: junho de 2014
Estágio: canteiro de obras 30% instalado*
_ RUA ANITA GARIBALDI
Bloqueada para a construção de uma trincheira sob a Avenida Carlos Gomes.
Avaliação do perito: sinalização razoável. Há problemas com a reformulação de sinaleiras que, em alguns momentos, mostram sinal verde e vermelho ao mesmo tempo, confundindo o motorista. Em alguns pontos, árvores comprometem a visualização de placas à distância. Para quem trafega pela Avenida Carlos Gomes no sentido Sul-Norte, não há placa indicativa de que a Anita Garibaldi está bloqueada para conversão à direita.
Prazo: maio de 2013
Estágio: canteiro de obras 45% instalado
_ AVENIDA BENTO GONÇALVES
Bloqueada para a construção de um viaduto no encontro com a Terceira Perimetral.
Avaliação do perito: ausência de sinalização horizontal nos trechos de estreitamento de pista dificulta identificação do número de faixas disponíveis para os desvios. Há placas obstruídas pela vegetação. Em alguns pontos, a sinalização antiga não foi anulada: uma placa azul indica converter à direita, entrando na Aparício Borges para seguir em direção à Zona Norte, sendo que a via está bloqueada. A placa cor de laranja indica para seguir em frente, mas a sinalização dupla confunde o motorista.
Prazo: maio de 2014
Estágio: terraplenagem 20% concluída
_ RUA VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA
Duplicação no trecho entre a rodoviária e a Rua Ramiro Barcelos, com toda a estrutura de uma grande avenida, inclusive com corredor de ônibus.
Avaliação do perito: sinalização adequada, com uso de setas luminosas e piscantes. Placas indicativas dos desvios poderiam ser menos textuais e mais gráficas.
Prazo: julho de 2013
Estágio: terraplenagem 35% concluída
_ AVENIDA JÚLIO DE CASTILHOS
Entre a Coronel Vicente e a Rua da Conceição, o trânsito está bloqueado em um terço da pista para o início das obras de construção de um viaduto que fará a ligação direta com a Avenida Castelo Branco.
Avaliação do perito: sinalização adequada, com uso de fitas e cones com sinalização reflexiva para indicar faixa bloqueada.
Prazo: o bloqueio parcial tem previsão até 7 de março. Novos bloqueios serão anunciados até o término da obra, previsto para novembro de 2013.
Estágio: terraplenagem 30% concluída, infra e mesoestrutura 20% instaladas.
*Informações sobre o estágio das obras fornecidas pela Secopa.
Contraponto
O que diz a EPTC:
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, esclarece que o uso de placas cor de laranja em toda a sinalização segue as normas do Código Brasileiro de Trânsito para indicações provisórias. Quanto à ausência de placas gráficas, Cappellari avalia que se teria dificuldades para uma visualização rápida da rota, por isso, as placas apontam o destino final que se pode alcançar a partir daquele ponto, indicando a direção ao motorista. Sobre a obstrução de placas pela vegetação, o diretor afirma que a EPTC fará uma avaliação da necessidade de pequenas podas ou reposicionamento de placas para melhorar a visibilidade.