Notícias



Lançamento

Factor 125 de cara nova no modelo 2014

Planeta Moto encarou a estrada com o veículo de pouco mais de dez cavalos de potência para mostrar como ficou a versão que chega sábado às concessionárias

20/03/2013 - 07h30min

Atualizada em: 20/03/2013 - 07h30min


Modelo ED (E) vem com rodas de liga leve

No motor, suspensão e freios, a YBR Factor 2013/14 não apresentou mudanças em relação ao modelo anterior. Mas quatro alterações simples na parte estética deixaram a moto mais bonita e moderna. Porém, essa não é a melhor notícia.

A Yamaha reduziu em R$ 500 o preço do veículo e, ainda, criou uma nova versão, a K1, a R$ 5.390 (fora frete).

- Certamente teremos como atingir um público maior de pessoas que usam a moto para os mais diversos fins - disse o o representante de vendas especiais e novos negócios da Yamaha, Isaias Cassitas Junior.

Teste duríssimo na estrada

O modelo só chega às concessionárias gaúchas no final de semana. Mas o Planeta Moto, na semana passada, submeteu o veículo a um duro teste: uma viagem de Porto Alegre a São Paulo.

Foram mais de 1,2 mil km, a maior parte na BR-101, em 16 horas de estrada. E a moto de 125cc e 10,2cv não fez feio. Nas descidas, faltava força para passar caminhões e ônibus mais velozes. Mas nos buracos e ondulações, a Factor foi valente.

Destaque ainda para o motor, que rodou quase 100% do tempo em altíssimo giro e não apresentou falhas. Parafusos e lâmpadas suportaram os trancos.

A parte negativa ainda é o farol, satisfatório nas vias iluminadas, mas incapaz de clarear trechos mais escuros. As versões K (partida a pedal), E (elétrica e painel completo) e ED (freio a disco e rodas de liga leve) têm preços de R$ 5,7 mil, R$ 6,1 mil e R$ 6,5 mil. O modelo chega nas cores vermelho, preto, branco e azul.

As principais mudanças

Tanque: ficou mais estreito na parte de baixo, melhorando o encaixe das pernas, e mais largo na parte de cima, formando um conjunto mais esportivo com as tomadas de ar.

Traseira: está mais afilada que o modelo anterior, contrariando a tendência de rabetas mais quadradas do mercado nacional de motos de até 150cc.

Escapamento: Ficou mais fino, e a ponteira ganhou melhor acabamento. Mesmo na versão básica há proteção para o carona não queimar a perna.

Painel: ganhou um fundo branco nos dois mostradores. Na versão básica, apesar de mais bonito, um dos relógios apenas ocupa espaço.

Encontro em São Lourenço do Sul

Um dos mais tradicionais encontros do Estado ocorre de sexta a domingo em São Lourenço do Sul, a 199km da Capital, na Zona Sul. A 16ª edição do Moto Lagoa deve reunir milhares de motociclistas. A concentração será no mesmo local desde o início do evento: a Praia do Largo da Cruz.

Bandas de rock e shows de manobras fazem parte da programação. Não há cobrança de ingressos. Mais informações pelo e-mail encontrosdosul@encontrosdosul.com.br.

Mercado ainda em queda livre

Apesar de esforços junto a bancos para que haja ampliação do crédito ao consumidor e da manutenção de preços de modelos já existentes no mercado, a queda das vendas de motocicletas no mercado nacional continua.

Se fevereiro de 2012 foi ruim para os fabricantes, com queda de 9,8% em relação a 2011, a situação piorou este ano. A queda agora foi de 18,6%, comparando-se ao mesmo período do ano passado.

Com relação ao acumulado do ano, os licenciamentos retraíram 17,5%, passando de 276.835 unidades, em 2012, para 228.313 veículos em 2013.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias